Montagem de projetos e atividades de Educação Ambiental

Aqui estou eu, mais uma vez, escrevendo sobre como montar um projeto e sobre educação ambiental. Já fiz isso mais de uma vez – veja os diversos posts na categoria PROJETOS.

Mas sou um entusiasta. Acho que nosso trabalho educativo, seja dentro ou fora da escola, pode ser muito mais aproveitado, aprofundado, “capilarizado” (utilizando um neologismo da área) e solidificado através deles.

O bom desenvolvimento de atividades de educação ambiental depende, muitas vezes, da montagem de um bom projeto, que amarre todas as possibilidades e esclareça as características do local e do trabalho a ser realizado.

Descrever seus objetivos e ações pode facilitar o envolvimento de mais pessoas, até mesmo a obtenção de apoios financeiros ou materiais.

Seja qual for a atividade, simples como a montagem de uma exposição, ou um projeto mais completo, um bom planejamento é o primeiro passo para seu sucesso.

Veja um pequeno resumo de como pode ser escrito o seu projeto, lembrando que outras opções podem entrar e se somar à esta idéia:

1. Apresentação (quem?)

Capa, título do projeto, coordenador do projeto, equipe técnica, local e data.

2. Introdução (o quê? Por quê?)

Discorrer, resumidamente, sobre o tema geral no qual o projeto está inserido.

Na introdução, a justificativa e a relevância do projeto podem ser apresentadas.

Na justificativa, você vai expor as razões teóricas e práticas que tornam importante a realização do trabalho – o que ele vai mudar, e porque ele é fundamental.

Pode-se dizer, aqui, qual o Público-alvo do projeto, ou seja, a quem ele se destina.

3. Objetivos (para quê? Para quem?)

Os objetivos indicam os resultados a serem alcançados pelo projeto.

São construídos com frases que começam com um verbo no infinitivo. São divididos em:

Objetivo geral – É o seu resultado a longo prazo, aonde você quer chegar através da execução do projeto. Em geral, estabelece-se apenas um.

Objetivo específico – São operacionais, correspondem ao que se pretende pôr em prática através do projeto. Definem as ações que, realizadas, farão o projeto alcançar o objetivo geral.

4. Desenvolvimento (como? Com quê?)

Como o projeto será realizado? Chama-se também de metodologia do seu projeto.

Considerando que você tem um ponto de partida (situação antes do projeto) e um ponto de chegada (situação após o projeto), esta etapa vai dizer como você vai chegar de um ponto a outro.

Entram aqui suas concepções teóricas, a escolha do conjunto de estratégias que você vai utilizar.

Desenvolver um curso é uma atividade, mas quais metodologias irão nortear a realização deste curso?

5. Cronograma de atividades (quando?)

Deve explicitar como os objetivos serão atingidos. Aqui vamos definir quais atividades – as tarefas – serão desenvolvidas para se alcançar os objetivos específicos descritos. O que se precisa fazer para que os resultados esperados aconteçam?

Sabendo o que se vai fazer, deve-se determinar quanto tempo cada atividade necessita para ser desenvolvida e quando ela será realizada.

O cronograma servirá também para a avaliação permanente do projeto.

A melhor maneira é fazer uma tabela das atividades x mês de realização:

Atividades Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5
Atividade I  x
Atividade II  x  x
Atividade III  x  x
Avaliação final  x

. 

6. Recurso para a realização do projeto (com o que e quanto?)

Resumo financeiro ou dos recursos que requer. Entram os recursos humanos (pessoal) e os materiais (publicações, equipamentos, mesas, cadeiras, materiais de escritório…).

Quem vai te dizer o que precisa são as atividades as quais você se dispõe a realizar.

Muitras vezes, é necessário fazer um cronograma de desenbolso (ou cronograma financeiro): uma tabela como a das atividades, mas com os valores a serem gastos por períodos determinados.

7. Bibliografia (quais as fontes?)

Pode-se relacionar, ao final do projeto, os livros, artigos, documentos etc., que nortearam o trabalho.

8. Avaliação e Monitoramento (como acompanhar)

Não se trata de avaliar apenas o desempenho daqueles que se submetem ao processo (como os alunos, por exemplo), mas avaliar toda a equipe e o próprio plano elaborado e desenvolvido. Trata-se de avaliar o projeto não como um julgamento, mas para melhorar a prática e consertar possíveis erros.

Lembrando que a avaliação é um aspecto que deve estar presente em todos os momentos do processo, do planejamento à conclusão.

É imprescindível uma avaliação final ao término do projeto, medindo os resultados imediatos. Estes resultados fornecem instrumentos para futuros projetos.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Especialista em projetos

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutor em Ciências pela UERJ.

66 comentários

  1. Oi Eduardo Machava!!!
    Eu também estou desenvolvendo um trabalho na área de educação ambiental e principalmente no que diz respeito ao saneamento básico de um dos bairros de minha cidade, a qual é precária! Caso esteja interessado, entre em contato comigo…meu e-mail é: eduardogmayer@hotmail.com Seria muito bacana essa parceria…especialmente na troca de ideias e informações dessa área de pesquisa!!

    Abraços

  2. Maravilhosa as dicas! E no CENED podemos estudar online diversos cursos com a temática meio Ambiente.

  3. Oi professor, pretendo fazer um projeto de educação ambiental com professores de várias áreas, gostaria de pedir ajuda para a elaboração do projeto. obrigada

  4. sou lider da comunidade do meu bairro, tenho como ojetivo desemvolver o meio ambiente com 50 crianças que fazem parte de um projeto, MENINO CIDADÃO, DESEJO APOIO COMO REALIZAR ESTE PROJETO

  5. givaldo falcao

    Olá professor, pretendo fazer um projeto de educação ambiental com professores de várias áreas, gostaria de pedir ajuda para a elaboração do projeto. Já plantei num total de 50 árvores na escola onde leciono, destas só restaram uma 15 árvores, portanto pelo-lhe que me encaminhe um formato de projeto para que eu possa concientizar os meus colegas: docentes, discentes e funcionários desta comunidade escolar. Ficarei grato.

  6. Ola professor,sou academicade de turismo e monitora no parque cidades da crinaça em manaus,gostaria de obter sua ajuda para elaborar um projeto para integrar entre as atividades de educação ambiental para os visitantes.Obrigado.

  7. Eriberto de Sá Ponte Junior

    Prezado DIB
    Gostaria de receber a resposta em meu endereço eletrônico direto, por favor.
    Vamos ao assunto: Estou lutando para conseguir uma vaga para cursar Mestrado na UFC – Ceará. O meu tema principal é a Educação Ambiental de maneira transversal numa escola pública do município de Ubajara – Ceará.
    Gostaria de sua ajuda e orientação para que meu projeto não sofra póntos negativos, pois com os meus 55 anos de idade, busco, aliás é o meu grande sonho, cursar e concluir um Mestrado. É na área de Ciências, ou seja, de Ensino de Ciências.
    Agradeço fortemente sua ajuda e orientação técnica.
    Um forte abraço no aguardo de sua ajuda.
    Atenciosamente,
    Eriberto – Ubajara – Ceará.

  8. edisom alves da silva

    olá amigos! estou trabalhando na secretaria de meio ambiente e preciso desenvolver alguns Projectos voltado para mesmo de modo que possamos colaborar de maneira sustentável em qualidade de vida para as gerações futuras, que tenham condições de sobrevivência com recursos ambientais.
    No entanto precisamos de ideais boas voltado para meio ambiente que deram certo em suas realidades.
    Um grande abraço.

  9. eitor dos santos paz filho

    boa tarde professora, desenvolvo um trabalho soçial ha 15 anos na cidade de macapá, mas minha estituiçao nao é registrada legal mente,ou seja nao tem cnp“ sou formado em tecinologo ambiental, gotaria de mentar um projeto para as escolas assim como para comunidade a qual eu moro que muito carente, gostaria de saber se tem como me ajudar, mesmo que seja na montagem do projeto; meu email, eitor_filho@hotmail.com macapá ap.. muito obrigada!

  1. Pingback: Declev via Rec6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>