Como combater e acabar com o mosquito da dengue 2: outra opção, mais prática

——————————————————————————————

http://dfordisorientation.blogspot.com/2007/03/mosquito-coast.html

Continuando no movimento anti-dengue, movimento que a cidade do Rio de Janeiro parece que deixou de lado há muito tempo, coloco aqui outra notícia, buscando colaborar um pouco mais.

Esta foi retirada daqui, e é de 21 de janeiro de 2007… ou seja, há mais de um ano.

Chamo atenção a este fato porque, como vocês poderão ver, “o Programa Nacional de Controle da Dengue implantado em 2002 prevê a elaboração de programas permanentes”, e verificou-se, na época, queda dos números.

Bem se vê que o programa permanente funcionou…

çlalsdg

lkiosah

Divirtam-se e aproveitem…

Pesquisa aponta que borra de café pode matar mosquito transmissor da dengue

Kátia Paiva – Da Rádio Nacional da Amazônia

Brasília – Pesquisa realizada pela bióloga Alessandra Laranja e pela professora Hermione Bicudo, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), aponta que a borra de café (o pó que fica após a passagem da água fervente) pode matar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A pesquisa teve início a partir da descoberta de que a cafeína, uma das substâncias tóxicas encontradas no café, causa problemas na reprodução da mosca drosófila, mais conhecida como “mosca da fruta”.

Os pesquisadores decidiram, então, fazer o teste em larvas do Aedes Aegypti. E a experiência deu certo. Hermione Bicudo explica: “A cafeína não deixa a larva prosseguir no desenvolvimento, porque o Aedes aegypti é um inseto holometábolo, como a gente diz. Ele tem as fase do ovo, de larva, de pulpa e adulto. Se a larva não se desenvolve até a pulpa, ela nunca vai dar um adulto. Então, o que a borra do café faz é um bloqueio do desenvolvimento da larva”.

A vantagem de usar a borra de café como alternativa, segundo a professora, é que o produto não mata a planta e pode ser usada como adubo, ao contrário de substâncias como o cloro, o sal e os inseticidas.

Para preparar o inseticida alternativo, basta colocar quatro colheres de sopa cheias de borra de café em um copo com água. A professora Hermione Bicudo ensina ainda que “é preciso trocar a borra de café a cada sete dias, pois após este período, a cafeína perde seu efeito”.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de que entre 50 e 100 milhões de pessoas sejam infectadas pela doença anualmente, em mais de cem países, exceto os da Europa. Aproximadamente 20 mil morrem em conseqüência da dengue e cerca de 550 mil doentes precisam de hospitalização.

No Brasil, o Programa Nacional de Controle da Dengue implantado em 2002 prevê a elaboração de programas permanentes, “uma vez que não existe nenhuma evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível, a curto prazo”.

Segundo o ministério, no primeiro semestre de 2004 verificou-se no país uma redução de 73,3% nos casos da doença, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério. Foram notificados 84.535 casos, contra os 299.764 de igual período em 2003.”

É mole? Com uma medida tão simples?!?

Ô país! Ô povo! Ô políticos! Ô nóis!

——————————————————————————————

Dindin:

Repelente de insetos ultra - sonico - ATT TECNOLOGIA

Aproveite, veja os preços e compre um REPELENTE ELÉTRICO para sua casa. Vai que adianta né?

.

——————————————————————————————

Na mesma linha:

a) http://www.ibilce.unesp.br/dengue/

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutor em Ciências pela UERJ.

31 comentários

  1. Declev, este ano o problema não foi tanto a proliferação do Ædes Ægipti (que já era de se esperar em um verão chuvoso com o que tivemos). Foi o total sucateamento da Rede de Saúde Pública na Cidade do Rio de Janeiro. Junte a isso o “azar” (perfeitamente previsível) de ser uma cepa diferente de Dengue, e temos pronto o palco para uma epidemia (que se danem as definições de quantos casos por 100.000 habitantes precisa haver!…) particularmente mortífera…

    Dito de outra forma: já era de se esperar um aumento no número de casos. Também era previsível que a cepa da Dengue fosse diferente. Mas nada justifica que os doentes morressem por falta de atendimento!

    Bom… As eleições municipais estão aí… Quer apostar que vão re-eleger um monte de imbecis?… Depois, vão rezar para o Senhor do Bonfim (bem apropriado…)

  2. É verdade João, é verdade. O que eu quis dizer com meu comentário no final foi justamente isso: uma medida tão simples poderia ao menos diminuir a proliferação dos mosquitos em geral, incluindo o Aedes.

    É justamente este sucateamento que me assusta.

    E justamente a falta de educação política que me assusta ainda mais.

    E ainda somos obrigados a ouvir de um monte de gente (‘letrada’) que “não gosta de política, por isso não quer nem saber”… como se a política fosse separada da sua vida.

  3. Olá, Dib. Tenho um amigo, professor como nós, muito crítico a respeito da nossa situação. Ele diz o seguinte: “estamos em pleno século XXI com problemas do século XIX. Febre amarela, dengue, só falta a malária!”
    Depois aparecem uns tolos dizendo que evoluímos. Evoluímos para onde? Ainda tem gente com medo de tomar vacina!
    Inegavelmente estamos melhor tecnologicamente falando, e daí? Nem conseguimos matar mosquitos, nossos médicos não conseguem diagnosticar um doente com dengue, etc.

    Triste sina!

  4. É Renato, ainda temos mazelas de séculos passados.

    Mas o que não significa que não evoluímos.

    O que impede, em determinados lugares, esta ‘evolução’ ser para todos, é vontade política, como discutimos acima.

    Conseguiríamos matar mosquitos, vacinar todos, diagnosticar corretamente, se usássemos o conhecimento que temos hoje, se nosso sistema de saúde não fosse tão sucateado.

    Abraços.

  5. O que é dengue A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

    Tipos de Dengue
    Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

    DOENÇA TRANSMITIDA PELA DENGUE
    A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus. (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença.
    A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
    Sintomas da dengue
    O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.
    Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
    SINAIS DE ALERTA – DENGUE HEMORRÁGICA
    ) 1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
    2. Agitação ou letargia;
    3. Vômitos persistentes;
    4. Pulso rápido e fraco;
    5. Hepatomegalia dolorosa;
    6. Extremidades frias;
    7. Derrames cavitários;
    8. Cianose;
    9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva;
    10. Lipotimia;
    11. Hipotensão arterial;
    12. Sudorese profusa;
    13. Hipotensão postural;
    14. Aumento repentino do hematócrito;
    15. Diminuição da diurese;
    16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
    17. Taquicardia.
    Fonte: Dengue – Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde)…

    O que devo fazer para evitar o mosquito da Dengue?
    Para evitar o mosquito da Dengue é preciso eliminar os focos do Aedes. Use mosquiteiros e principalmente telas nas janelas. Use roupas que cubram maior parte do corpo. Veja as dicas de prevenção.

  6. Obrigado pelas dicas, Leonardo.

    Volte sempre.

    Abraços.

  7. eu acho isso mto legal

  8. Declev,
    Parabéns por êsse seu espaço conclamando a comunidade para assuntos relevantes – é disso que deveria ser o substancial conteúdo na Internet.
    Foi-me de grande valia saber do tempo de incubação do dengue no mosquito (através do Leonardo).
    Com o desmonte da Saúde Pública, estamos nas mãos
    do acaso!
    Não vejo mais o famoso Mata-mosquito atuar nos bueiros das vias públicas, até parece que nelas a água não fica retida e que o mosquito lá não vai!
    Falta seriedade ao povo brasileiro (decorrente da destruição do sistema educacional) e por isso os governos fazem o que bem entendem. Reforma política que conitua obricatoriedade de Diplomação em Política para que seja aceitada uma simples canditadura ao cargo político! Vamos anular o voto para indicar que não estamos satisfeitos com a atual paderna política!
    Abraços à todos.
    Somel Serip (somelserip@gmail.com)

  9. Oi Somel,

    Já anulei meu voto algumas vezes; votei consciente em todas as outras vezes que fui às urnas.

    Mas o problema, a meu ver, é muito mais do que o voto.

    Devemos construir uma democracia participativa, e não representativa, como aí está. Hoje votamos e eles fazem o que bem entendem, como você disse.

    Mas acho que devemos, mesmo após o voto, coninuar exercendo influência aos políticos.

    Isto se deve fazer com leis que nos dêem estas oportunidades e – até mesmo para que estas leis existam – com a nossa insistência. Botar o bloco na rua, fazer panelaços, gritar, fazer correntes na internet, fazer propaganda contra, entrar com processos, abaixos-assinados, greves, seja lá o que for preciso para fazer valer a nossa vontade, não a de meia dúzia que votamos para nos representar.

    Aí talvez mude alguma coisa.

    Abraços.

  10. Declev,olá!
    Obrigado por ter aceito o meu comentário e por ter sido ocupado em responde-lo.Foi a primeira vez que me ocorre tal fato!
    Aproveito o ensejo para complementar o meu comentário ao seu artigo de 28/03/2008 sobre a Dengue,talvez outra solução para o combate ao mosquito seja a aplicação de um pouco de detergente líquido na agua de um possível foco.Lógico que somente nos quais não representem um problema ao meio ambiente.Pode-se cogitar em até depositar um pouco de sabão-em-pó para que ao chover a água por ventura depositada já fique imprópria à proliferação do mosquito !
    Abraços à todos !
    Somel Serip
    somelserip@gmail.com

  11. Oi Somel,

    Sei também que a borra do café não deixa o mosquito se reproduzir. Pode-se colocar nos pratinhos de plantas e outros lugares.

    Tecnologia mais limpa que esta, não conheço…

    Abraços.

  12. Declev, olá!
    Anteriormente eu já fiquei ciente que a borra do café resolve “parcialmente o problema da proliferação do mosquito o Dengue.
    Só que o que ocorre é que de 7 em 7 dias tem-se de renovar a aplicação da solução de borra de café!
    Suponha que numa visita à um depósito de pneus numa época de sêca , o visitante note que a disposição do armazenamento propicie o surgimento de um berçário do Dengue após a próxima chuva .Se por aplicada uma solução de borra de café, quando ocorrer o acúmulo água , a solução não mais terá efeito ( estará sêca e fora da validade ), como foi uma esporádica visita ao depósito de pneus, o mosquito do Dengue poderá se preservar!
    Por isso é que cogito numa opção , embora não tão ecológica, porém eficiente, de se aplicar um pouco de detergente em pó para que ao entrar em contacto com a água ele torne o local de acúmulo de água impróprio à postergação do mosquito transmissor do Dengue !!!!
    Abraços à todos!
    Somel Serip
    somelserip@.gmail.com

  13. Declev, em tempo!
    Como eu possuo uma forte tendência ao espiritismo, a opção por aplicar o detergente líquido para combater os incetos ,que é eficientemente para todas as espécimes, embora possa ser considerado, por muitos , não muito ecològicamente correto, perante o Senhor do Universo, é considerada acertada já que esta opção, por não permitir que o ser vivo morra aos poucos , é a mais humana e conveniente !
    De fato, qualquer inseto que receba um “banho” de solução d’água com detergente morre instantaneamente, como se fosse um choque anafilático!!!!
    Já que somos obrigados à eliminar um ser vivo para nos preservar , que seja da maneira mais humana possível e, por decorrência , mais humana!!!
    Só é permitido, e justificável, eliminarmos uma existência de vida ,quando o motivo é a nossa preservação!!!É A LEI NATURAL DA SOBREVIVÊNCIA , ONDE TUDO VALE!
    O próprio JESUS CRISTO ,diz a Bíblia , um dia se REBELOU contra o comércio que faziam na Casa do Pai,isto para nos mostrar que não é pecado nós reagirmos de forma irracional nas situações que atingem além do nosso limite natural. A premeditação é que é contra as leis do Divino , por não ser espontânea . Do momento que se tem uma oportunidade de se situar (pensar à respeito), a obrigação é optar por não cometer o inconseqüente .
    Abraços à todos !
    Somel Serip
    somelserip@gmail.com

  14. Ioshiko Nobukuni

    Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    nobukunister@gmail.com

  15. Ioshiko Nobukuni

    Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus
    derivados desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes), deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras, lagartixas de parede, libélulas, pássaros insetívoros, peixes guppy nos reservatórios de
    água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta (serão 450 ovos que deixam de criar!).
    Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente. Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é
    onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem
    nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações
    de vetores”, afirmou.

  16. eu achei iteresante o asssunto da dengue

  17. Ioshiko Nobukuni

    Um médico mineiro inventou uma armadilha mortal para o aedes aegypti.Patenteado, só falta chegar ao mercado. PRODEN,remédio homeopático para combater os sintomas da dengue,do Laboratório almeida Prado(0800-707.6311),já estão nas farmácias.Custa de 30,00 a 35,00 a caixa. Também temos o TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico, estou testando há 24 horas e já pude vislumbrar muitos insetos capturados,maria-fedida(percevejo),mariposas,vi mosquitos da dengue.Gente, acho que lave a pena, se todos colocassem uma armadilha dessas, fizesse parte da mobília da casa.

  18. Declev Reynier Dib-Ferreira , olá !
    A notícia , divulgada na Globo , de quem já adoeceu com um tipo da Dengue fica imune à este tipo , pode fazer com que as pessoas não mais eliminem os possíveis focos do mosquito . Afinal , estamos falando da população brasileira …
    Neste começo de 2009 , março , divulgam que a secretaria estadual do Rio de Janeiro vai enviar uma comitiva de técnicos à Bahia , para ajuda-los ( ensina-los ) ! Isso porque , na cidade do Rio de Janeiro , ocorreu uma redução de quase 90% em relação ao ano passado nos registros de Dengue ! Pura politicagem .
    Lógico ! Se uma enorme parte da população local já adquiriu esta doença a tendência é diminuir o índice local de transmissão !
    Em relação à utilização das iscas para insetos que utilizam a luz ultra-violeta para atrai-los , sou contrário coloca-las ao nosso acesso visual , pois essa irradiação prejudica a nossa visão !
    Abraços à todos !
    Somel Serip .
    somelserip@gmail.com

  19. Ioshiko Nobukuni

    mas depois do repasto.Usem repelente dos pescadores, feito com cravo da índia(2ptes.),óleo de bebê(1 vidro) e álcool ( 1 litro),é ótimo,eficaz!!.
    . Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado. – Tem tb. O Exterminador de insetos MEGA, só que deve ser colocado no chão, o aedes voa rasteiro.Já testei o aparelho e eletrocuta mesmo!! Usem tb.o BG-Sentinel,sendo testado em Manaus,exala o odor da pele humana para atrair o mosquito. nobukunister@gmail.com
    Dengue – Lagartixas de Parede
    Todos sabem que lagartixa come insetos, mas, pude observar com exatidão o quanto esse animal é voraz predador de insetos. Quando menina, morava na zona rural, via sempre as pequenas lagartixas caçando insetos na parede. Coloquei a armadilha TRAP, nos primeiros dias, tinha muito inseto, depois, não via nenhum capturado, até que vi a lagartixa na entrada da armadilha. A outra armadilha, o exterminador de insetos MEGA, a lagartixa estava dentro, a voltagem deve ser baixa, ela estava em contato com a malha elétrica, devorando todos insetos. Desde então, a armadilha amanhece limpa, não tem nenhum inseto, mas, é só ir de surpresa à noite, que lá está ela, a lagartixa! O pessoal de controle da dengue poderia construir uma “casinha” para elas e deixar um casal por terreno baldio(é bom ter uma “casinha” para elas, senão vão morar nas casas da vizinhança, se forem pessoas que não entendem, vão matá-las com veneno), com lâmpada fluorescente colocada no baixo para atrair os mosquitos. Também, soltá-las nas casas desabitadas, elas se ajeitarão. Na minha casa, elas moram nas frestas entre a edícola, balcões, muros, acho. São discretas, durante o dia, não aparecem.

    Ioshiko Nobukuni – sobrevivente da dengue hemorrágica.-Fernandópolis-SP
    nobukunister@gmail.com

  20. Ioshiko Nobukuni

    Coloquem detergente de cozinha nos possíveis criadouros, a larva morre por “afogamento”.

  21. Lançaram um joguinho bem elgar e divertido tanto pra nós adultos quanto para as crianças, se chama Dengue Ville…no link diz tudo sobre ele, onde fazer o download e tudo mais.

    ~http://www.ingames.com.br/curiosidades/dengue-ville/#more-3646

  22. Estou muito interessado em todos comentarios a respeito da dengue, pois quanto maior o conhecimento , maior a condição de ajudar pessoas leigas.

  23. Ioshiko Nobukuni

    Para combater os sintomas da dengue, tomem PRODEN, remédio homeopático,tive dengue a segunda vez,tomei PRODEN, melhorei em menos de 12 horas,os exames normalizaram.

  24. Pessoal eu quero saber,em que locais ele fica e o que podemos fazer para combatelo me ajudem pc ok quem for esperto me de a resposrta piquena ok tchauuuuuuuuuuuu

  25. olha giovanna esse mosquito é muito danado ele fica nas aguas paradas ele pode picar qualquer um sem as pessoas verem onde tem agua que fica só parada pode saber que o mosquito da dengue ta la botano os seus ovinhos e depois ce a gente naum cuidar vamos ter prejuizo por que todos vao morrer com o mosquito que nois todos temos que ter cuidado vamos colocar carta no correio de todos e as pessoas tem que colaborar por que ce a gente naum cuidar o mosquito vai voltar e ce ninguem colaborar com a cartinha o mosquito vai ter chance outra vez e nunca,nunca devemos deixar agua parada em casa……

  26. olha giovanna esse mosquito é muito danado ele fica nas aguas paradas ele pode picar qualquer um sem as pessoas verem onde tem agua que fica só parada pode saber que o mosquito da dengue ta la botano os seus ovinhos e depois ce a gente naum carta no correio de todos e as pessoas tem que colaborar por que ce a gente naum cuidar o mosquito vai voltar e ce ninguem colaborar com a cartinha o mosquito vai ter chance outra vez e nunca,nunca devemos deixar agua parada em casa ce nao cuidar vamos ter prejuizo por que todos vao morrer com o mosquito que nois todos temos que ter cuidado vamos colocar

  27. este ano muita gente esta com dengue aqui em francisco morato principalmente eu fico com muito medo eu gostei que o meu professor mandou eu fazer um trabalho sobre a dengue porque eu tambem aprendi muito sobre a dengue nesse texto

  28. gostei muito das dicas e modo de
    como estão lutando contra a dengue e
    acho que se a gente lutar mais contra essa
    pesta a gente vai conseguir acabar de uma vez so com a dengue
    vamos la pois se ñ cuidar o bicho vai pegar então ñ de chance para a dengue!!! VAMOS LA TODOS CONTRA A DENGUE!!!

  29. Ioshiko Nobukuni

    Ensinem nas escolas, as crianças a bater no mosquito com as palmas e com a raquete.Assim, em vez de vítimas, elas matarão o mosquito antes que eles piquem. Se todos fizerem isso, o mosquito vai ser exterminado. Simples e eficaz.

  1. Pingback: Declev via Rec6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>