Você está aqui: Capa » Filosofia Barata » Natal

Natal

Eu e minha esposa, Ana Catarina, estávamos conversando sobre no que o Natal se transformou aqui no Brasil (e na maior parte do mundo): um grande show do “Papai Noel”.

Esta figura bonachuda agora aparece em TODAS as referências do Natal: comerciais, propagandas diversas, desenhos infantis, filmes, símbolos, tudo, tudo, tudo.

E a verdadeira causa da festividade praticamente ninguém lembra, ninguém fala, ninguém viu.

Poucas são as famílias que se lembram. Até mesmo o presépio – única lembrança nesta noite – anda meio em desuso.

Todos os símbolos referem-se a enfeites diversos, imagens de árvores, pinhas, bolas, renas, trenós, presentes, papais noéis. Nada da figura de Jesus Cristo nem de suas mensagens.

Claro que não me refiro às exceções, que podem existir.

Mas assista a TV, leia jornais, vá às ruas, faça o teste do pescoço. Vire para todos os lados e verá o “bom velhinho”. Nada do aniversariante.

Então, independente de sua crença religiosa ou descrença total – respeito TODAS as opiniões e, sinceramente, isso não importa, o que importa é o que você é e o que você faz – envio aqui uma mensagem de minha crença.

Pego emprestado uma mensagem de Maria Dolores, psicografada e narrada por Chico Xavier [que vi inicialmente no site Mensagem Espírita], rogando que possamos, neste e em todos os outros Natais, fazer o que sugere a última estrofe:

Dá-me a tua vontade
E o dom da compreensão,
Entre a humildade verdadeira
E a serena alegria,
A fim de que eu te busque, dia-a-dia,
Mestre do coração!

Neste ano que ganhei de presente minha filhinha Ana Sofia e também uma sobrinha (também Sofia), ao mesmo tempo em que perdi minha avó e um primo de 30 anos, percebo o quão imaterial devem ser as relações. O que fica são as emoções, sentimentos, amizades, parentescos… o resto, é o reto.

Espero que tenham, com tudo e apesar de tudo, um ótimo Natal, um ótimo fim de ano e um maravilhoso 2015.

É pra frente que se anda.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Feliz

Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutor em Ciências pela UERJ.

Os comentários estão fechados.