Construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro

Estou envolvido, como facilitador de grupos, com a construção do Programa Municipal de Educação Ambiental.

A construção do texto será totalmente coletiva, feita em diversas fases.

Na primeira, toda a sociedade está convidada a enviar propostas, ideias, pedaços de texto, informações ou o que quer que seja que julgue importante constar no Programa.

Depois, com todas as propostas em mão, o um texto-base será construído e este ainda irá ser “sabatinado” em 14 encontros por todo o município – abertos a quem quiser participar – para remodelar e ajustar o texto.

Copio aqui o convite feito para a participação, convidando a todos para que enviem suas propostas. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro, basta ter boa vontade e boas ideias.

Envie sua proposta até o dia 8 de agosto de 2014.

Aqui você pode entrar no site do ProMEA.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira

Programa Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio de Janeiro – ProMEA-Rio

Construção Participativa do Texto-Base

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do seu Centro de Educação Ambiental – CEA, está elaborando o Programa Municipal de Educação Ambiental da Cidade do Rio de Janeiro – ProMEA·Rio, visando a consolidação da Política Municipal de Educação Ambiental no município, de acordo com a Lei Municipal nº 4791/08 que Institui o Sistema Municipal de Educação Ambiental.

O ProMEA·Rio em sintonia com o Programa Nacional de Educação Ambiental, o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra, será elaborado através de um processo participativo envolvendo os atores sociais dos diversos territórios da cidade, em Workshops onde será apresentado um Texto-Base a ser discutido, alterado e aprovado através de consenso.

Para a construção desse Texto-Base estamos convidando educadores, ambienta listas e educadores ambientais para apresentarem propostas, que deverão estar articuladas aos seguintes tópicos da estrutura inicial do documento: diretrizes, princípios, objetivos, público-alvo, e linhas de ação, que deverão nortear esta política.

Neste sentido, gostaríamos de convidá-Io para participar enviando suas propostas, articuladas aos tópicos, até o dia 8 de agosto pelo email do promea: contato@promea-rio.com.br

Contamos com a sua participação e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,

Daniele Simas
Diretora do Centro de Educação Ambiental

2 opiniões sobre “Construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro”

  1. Declev, gostei de ver a divulgação do Programa Municipal de Educação Ambiental no seu Blog. Obrigada pelo apoio. Tenho certeza que estamos no caminho certo e vocês, educadores ambientais, estão sendo fundamentais neste processo. O ProMEA-Rio, esta sendo construído de forma participativa, a colaboração de todos é importante.
    Ainda serão realizados 13 workshops participativos. O primeiro aconteceu dia 16/08 no Parque Natural Municipal do Bosque da Freguesia e o próximo será dia 30/08 no Parque Natural Municipal do Bosque da Barra – Núcleo de Educação Ambiental, no horário de 10h às 15h.
    Abs Danielle Simas – Diretora do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.
    http://www.promea-rio.com.br

Os comentários estão encerrados.