Novo colunista do Diário: Professor Luiz Eduardo Farias

Novo colunista do Diário: Luiz Eduardo Farias

Luiz Eduardo

Como já falei antes, venho pensando e trabalhando em mudanças no Diário do Professor, no intuito de abrir o leque de opções.

Uma das propostas é convidar amigos que também pensam a educação para que escrevam por aqui, com o tema, formato e peridiocidade que quiserem.

Faço isso buscando trazer novos olhares para o blog, para ampliara a discussão.

A primeira colaboradora, como sabem, foi a Regina Milone, pedagoga e professora, que já está em pleno vapor com seus artigos.

Agora apresento a vocês, com muita alegria, o novo colaborador do Diário do Professor, o professor Luiz Eduardo Farias.

O conheci também virtualmente, através deste blog, e comecei a receber seus escritos e comentários, que acho ótimos.

Ele também tem um blog, o Gritos no Silêncio, mesmo nome de sua coluna aqui.

Seus artigos têm sempre uma crítica ácida, mas realista, sobre a educação brasileira.

Ele é historiador e professor de história desde 2006, especialista em História Contemporânea (2010/2011) e, atualmente, cursa Pedagogia.

Vejamos o Luiz por ele mesmo:

Sempre trabalhei em escolas públicas (seis, até o momento) e tenho duas matrículas – Fundação Educacional de Volta Redonda (autarquia municipal) e Rede Estadual do Rio de Janeiro. É com base nessa experiência que escrevo textos voltados ao tema da educação de qualidade e valorização do professor. Embora alguns deles tenha um tom de desabafo, a intenção deles é sempre mostrar o ponto de vista dos professores, dando voz a esta classe que, apesar de possuir cerca de 2 milhões de profissionais, pouco ou nunca é ouvida para determinar os rumos da política educacional brasileira.

Tenho uma certa visão marxista da educação, entendendo a escola como um aparelho ideológico do Estado, que por sua vez é dominado pelas classes dominantes. Esta abordagem é constantemente apontada como um dos fatores para o pessimismo de quem trabalha nesta área. Realmente, não é muito empolgante pensar que você é parte de uma engrenagem de um sistema que, em ultima análise, pretende manter o status quo da sociedade. Por isso (e para não entrar em depressão), sigo os passos deixados por Gramsci e acredito que a escola também é um espaço da construção de uma contra-hegemonia. Para tal, concordo com a linha teórica de Saviani que, falando da importância da escola, afirma que “o dominado não se liberta se ele não vier a dominar aquilo que os dominadores dominam.” Em resumo, de forma bem simples, meu trabalho em sala de aula é dar as ferramentas necessárias para que meus alunos percebam sua condição, tornem-se críticas em relação a ela, para que no futuro tenham condições de pensar e escolher seus caminhos com autonomia.

Por fim, espero que gostem e principalmente comentem as ideias expostas por aqui. O Diário do Professor foi um grande incentivo para que eu criasse meu blog (http://profluizeduardofarias.blogspot.com.br/) e me sinto lisonjeado de poder contribuir para que outros professores também possam ter voz, mesmo que sejam gritos no silêncio.

Luiz Eduardo Farias

Bem-vindo, professor Luiz!

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Mais um colega

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Novo colunista do Diário: Professor Luiz Eduardo Farias

  • 29/10/2012 em 22:04
    Permalink

    Que bom, Luiz Eduardo!
    Mais um!!!
    Seja super bem vindo!!!
    Também já li muitos dos seus comentários aqui no blog, inclusive em artigos meus e também costumo gostar muito.
    Acho que o Declev está juntando uma galera bem legal por aqui!
    Fiquei muito feliz ao saber que está cursando pedagogia, curso que acho que faz falta a muitos professores hoje em dia e que sei que, atualmente, é melhor e mais completo, em alguns pontos, do que na época que fiz (de 1982 à 1986).
    Conte com meus comentários!
    Beijos,
    Regina Milone.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *