Grama ou cimento? Anfiteatro ou estacionamento?

Grama ou cimento? Anfiteatro ou estacionamento?

Antigamente, há mais de 10 anos, quando entrei na escola, ela tinha um grande terreno cheio de espaços com terra.

Como pessoa ligada ao meio ambiente, à educação ambiental, fiquei maluco com a possibilidade de plantar, de fazer áreas interessantes para os alunos.

Escrevi diversas ideias, projetos, sugestões de o que fazer com estes espaços.

Atrás da escola, por exemplo, havia um grande espaço de terra, com duas grandes árvores e em pequeno declive.

Bolei um projeto de fazer uma espécie de anfiteatro neste terreno, aproveitando o declive para fazer a arquibancada, com degraus, entre as árvores e o resto todo gramado.

Ficaria lindo.

Pouco tempo depois, sendo solenemente ignorado por todos, vejo que a escola e a secretaria faziam uma obra neste terreno, metendo um cimento nele todo, fazendo uma muro e colocado aterro para nivela-lo.

Perguntei à diretora por que aquilo, e a minha ideia?, e o teatro? Por que estragar um terreno lindo deste com cimento??

“Perguntei aos professores e TODOS querem um estacionamento ali!” – disse-me rudemente, quase como uma bronca.

Eu perguntei a alguns professores e nenhum tinha falado NADA relacionado a estacionamento, muito menos solicitado isso à direção.

Lá se vão, como eu disse, uns 10 anos, e ninguém, nunca, jamais, nem uma única vez estacionou um único carro ali dentro, nem mesmo carrinho de mão ou rolimã.

Hoje, mais uma vez, um carro de uma professora estacionado na rua foi depredado, com seu vidro retrovisor quebrado.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Professor, maluco.

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *