Dica de vídeo: Vida Maria

Dica de vídeo: Vida Maria

O curta Vida Maria é de uma singeleza ímpar e uma sensibilidade profunda.

Quando vi o filme pela primeira vez foi como um soco no estômago.

Vi, através dele, com a beleza de uma poesia, um exemplo de como a vida pesada oprime, castiga, força os ombros e acorrenta os pés de quem não consegue se livrar do destino.

Destino, eita palavra feia!

Vi neste filme meus alunos, suas vidas, seus destinos traçados desde que nascem: bandidos? Putas? Empregadas domésticas? Trocadores de ônibus?

Quando muito….

Quantos deles terão força para romper as correntes?

Converso com eles todos os dias sobre isso.

Passei o filme e eles não se viram, ao menos não imediatamente, não sem antes eu mesmo tentar desvelar-lhes as vistas.

Se algum deles viu, se algum deles percebeu e se algum deles dizer pro destino “vai-te à merda!”, já valeu à pena.

Fiquem com o filme, desde já agradecendo profundamente seus produtores.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Destino indefinido

 

https://www.youtube.com/watch?v=R2pEeVqShe4

Veja mais dicas de filmes aqui no Diário do Professor.

14 comentários sobre “Dica de vídeo: Vida Maria

  1. Já tinha assistido este curta no SESC, no Projeto a Escola Vai ao Cinema com umas turminhas que levei comigo. Realmente um socão no estômago. Gostei muito do seu diário de professor. Coloquei o link do seu diário no meu facebook. Aqui em Sergipe estamos em Greve há quinze dias lutando pelo cumprimento da Lei Federal do Piso. O governo do Sr. Marcelo Deda Chagas, no dia 31 de dezembro de 2011, enviou pra AL um Projeto de Lei extinguindo da nossa Carreira o Nível I (professores com ensino nornal), para burlar a Lei e reajustar com índices diferenciados os salários dos professores. E sabemos que vários governadores e prefeitos estão empenhados em pressionar para mudar a Lei do Piso no que se refere principalmente ao Índice utilizado para o reajuste que na visão deles deve ser o INPC, retirando o custo aluno desse cálculo. Sou solidária aos colegas. mazelas não faltam pelo Brasil afora dentro das escolas. Mas a meu ver, a maioria dos professores é responsável e até operam milagres… Esse discursinho de que professor é culpado de tudo que não dá certo na Educação vem sempre de pessoas que nunca deram uma aula, ou já deram no século passado e estão fora da sala de aula somente maquinando a próximo bote rumo a destruição do que resta de bom na Educação pública.

    • Oi Jucimone, obrigado pelo comentário.

      Meu blog está à disposição de vocês para divulgarem o que quiserem sobre a educação em seu estado.

      Basta mandar o texto

      Abraços,

  2. Na Bahia os professores também estão em greve. O governo de lá já conseguiu a ilegalidade e prepara-se para os cortes de salário. Está sabendo? E vocês no Rio de Janeiro?

  3. Olá Professor.
    Fiquei encantada com o filme, vou utilizá-lo em uma turma do meu colégio, com problemas sério de indisciplina, gostaria de complementar, vc sabe de alguma animação que possa ajudar?
    Obrigada por compartilhar tanta coisa boa.
    Mais uma vez parabéns pelo conteúdo do blog.
    MClara

Os comentários estão encerrados