Professores de Educação Física e Atletas terão que saber cozinhar!

Professores de Educação Física e Atletas terão que saber cozinhar!

Há certas notícias que nos chamam a atenção por sua estapafurdidade.

Li uma notícia que poderia ter sido gestada dos factóides políticos do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia… mas foi exatamente no “ex-blog” dele que eu li, falando de decisão do atual prefeito.

Como as coisas mudam, não?

Então, vamos à notícia (que, segundo o autor, é advinda do Jornal Extra):

PREFEITURA-RIO: AS EXPERIMENTADAS COZINHEIRAS NÃO PODERÃO SER MERENDEIRAS!
(Extra, 29/11) Os candidatos a agente de preparo de alimentos — novo nome para a função de merendeira nas escolas da rede municipal de ensino — terão que correr, e muito, para conseguir uma das 500 vagas oferecidas no concurso. A prova física de corrida, marcada para janeiro, terá índices mínimos de aprovação que deixam para trás até mesmo seleções militares. As candidatas a agente de preparo deverão percorrer, no mínimo, 1.800 metros em 12 minutos. Enquanto, por exemplo, no concurso para a Polícia Militar em 2010, as inscritas para as vagas de soldado tiveram que correr, ao menos, 1.500 metros no mesmo tempo. Entre os homens, a diferença é ainda maior: mínimo de 1.700 metros na PM e 2.200 metros na Comlurb, a serem percorridos nos mesmos 12 minutos.

Ex-Blog do Cesar Maia – 30 de novembro de 2011

Então, meus amigos, vamos entender.

As “merendeiras” atuais são da Comlurb.

Pelo que entendi, haverá um concurso para “Agente de preparo de alimentos”, sendo futuramente, então, as merendeiras profissionais contratadas.

O que eu acho bom.

Esse lance de contratar pessoal de limpeza, merendeiras, inspetores ou outros cargos através de empresas terceirizadas – como a Comlurb no Rio e a Clin em Niterói – dá margem a imensos desvios de dinheiro.

Vide a fortuna que a Educação de Niterói repassa pra Clin “fazer a limpeza” de alguns poucos prédios escolares…

Mas o inusitado da notícia é a exigência de prova de “corrida” tão puxada.

Se eu tivesse que fazer, não passaria.

Aquelas senhoras que são grandes cozinheiras, mãezonas, que fazem a comida com amor, carinho e ótimo tempero, provavelmente não poderão ser “agentes de preparo de alimentos” porque… não são boas em corrida!!!

Sugiro então os professores de Educação Física (desculpem meus colegas pela piadinha) fazerem prova de cozinha.

E, cuidado atletas que estão se preparando para as Olimpiadas (sim, sem acento)… comecem desde já os cursos de cozinha, corte e costura.

Afinal, para criarem mais um factóide para aparecer, não custa nada…

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Cozinheiro (sim, sei cozinhar, mas corrida…)

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

No Diário do Professor você encontra artigos e links sobre o dia-a-dia da Educação:

Planos de aula, Atividades, Práticas, Projetos, Livros, Cursos, Maquetes, Meio Ambiente… e muito mais!

Compartilhe!

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

One thought on “Professores de Educação Física e Atletas terão que saber cozinhar!

  • 27/01/2012 em 10:23
    Permalink

    fiz a prova de corrida da comlurb no dia 16/01/2012 e nao fui classificada visto que nao sou atleta nem medalista o que e um absurdo estava um sol de quase 40º e a pist ae desnivelada tendo que correr na areia e quando eu faço o recurso me dizem que e indefirido pois a pista esta de acordo com os parametros da faculdade castelo branco pois la fazem usos para fins esportivos .
    oIsso e um ABSURDO.
    Quem quiser me contactar para entrar na justiça contrra esta prova podem ligar 21 41035623

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *