Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

A UNESCO comemorará dia 10 de novembro o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Eu não sou fã de “Dias”: Dia disso, Dia daquilo… Já falei aqui duas vezes em relação, por exemplo, ao Dia do Professor (um e dois).

Mas, neste caso, acho que podemos aproveitar o movimento pra popularizar o ensino de ciências e participar de eventos, aproveitar artigos e vídeos que podem advir do movimento.

Segundo a UNESCO,

Estabelecido em 2001 e celebrado no Brasil desde o ano 2005, o “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento” é comemorado todo dia 10 de novembro. Essa data representa uma oportunidade para que se reflita sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor e nela pretende-se reiterar o compromisso da UNESCO em:

• fortalecer a consciência pública do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas;
• promover o intercâmbio nacional e internacional do conhecimento científico;
• renovar o compromisso nacional e internacional no uso da ciência em prol da sociedade;
• enfatizar os desafios enfrentados pela ciência e fomentar o apoio à promoção do desenvolvimento científico.

Existe um site do Dia, que tem bastante informações e, eu imagino, terá mais.

Pra quem é professor de ensino médio, tem um concurso de trabalhos escritos e desenhos, que abrange este nível de ensino.

Quem tiver alunos com algum dom especial, vale a pena inscrever.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Professor

Curso online de Educação para Era Digital

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *