Você está aqui: Capa » Colunistas » Diversos colaboradores » Carta dos Agentes Auxiliares de Creche do Município do Rio de Janeiro

Carta dos Agentes Auxiliares de Creche do Município do Rio de Janeiro

Esta carta abaixo eu recebi através de um comentário no blog.

Pedi autorização a quem me enviou para publicá-la como um post, o que me foi dado e aqui está, aberta a comentários.

Tenho visto muita gente falando maravilhas do que tem sido feito na rede municipal do Rio de Janeiro, como se fosse perfeito e a educação estivesse sendo “consertada”. Mas, apesar de achar que há boas coisas, muito há por baixo do tapete.

O pior é a sujeira que fica pra gente limpar, depois de sair quem a escondeu…

Então, como gosto de divulgar as ideias alheias acerca da educação, ei-la:

CARTA ABERTA À SOCIEDADE

Nós, Agentes Auxiliares de Creche, trazemos por meio desta Carta Aberta à Sociedade, o conhecimento das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia em relação ao cumprimento de nossas atribuições e na promoção do bem estar das crianças matriculadas na educação Infantil, nas creches do Município do Rio de Janeiro, que permanecem sob nossa guarda no período de oito a dez horas, diariamente.

Prestamos concurso para o cargo Agente Auxiliar de Creche da Cidade do Rio de Janeiro, em que o nível de escolaridade exigido para o concurso foi o nível fundamental. O edital conjunto SME/SMA Nº. 08, de 24 de julho de 2007 do concurso relatava que em nossas atribuições básicas ou específicas, teríamos que participar com e auxiliar o “educador” nas atividades das rotinas diárias.

O que encontramos como realidade é bem diferente da redação de nossas atribuições inerentes ao cargo para o qual prestamos concurso. Na prática, não temos a presença do educador em sala e o número de agente auxiliar de creche por turma não corresponde a real necessidade de 25 crianças. Que precisam de apoio em sua higiene básica; serem protegidas para que não sofram acidentes e orientadas pedagogicamente para o seu perfeito desenvolvimento psicofísico.

Várias são as possibilidades de pequenos acidentes acontecerem diariamente, por ter apenas um agente, sozinho, tomando conta de muitas crianças por uma ou duas horas. Ficando, também sob a responsabilidade deste mesmo agente, a elaboração e execução do planejamento pedagógico, bem como a avaliação do desenvolvimento de sua turma.

Nós, agentes auxiliares de Creche, nos sentimos em desvio de função, sem qualificação para tal e sem estarmos recebendo o real valor para que estejamos executando esta função.

Apesar de fazermos parte do Proinfantil (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício) que é exclusivo para Professores Leigos, o Município do Rio de Janeiro não nos considera profissionais do Magistério.

O Proinfantil chegou para regularizar a situação do Município do Rio de Janeiro em relação à LDB e assim poder receber os recursos do Fundeb/Fundef e Banco Mundial.

Sem mais, subscrevemo-nos acreditando que juntos podemos desenvolver uma verdadeira educação que faça a diferença neste país tão assolado pelo descaso com a educação de seu povo.

AGENTES AUXILIARES DE CRECHE.


Sobre Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira é professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutor em Ciências pela UERJ.

130 comentários

  1. Também sou ACC do Município do Rio de Janeiro e me sinto representada através destas palavras pois o que foi relatado é a nossa realidade. Nosso trabalho é pesado e ganhamos muito pouco pelo que fazemos na realidade. Oito horas diárias de trabalho intenso com crianças pequenas e muita responsabilidade. No fim do mês o dinheiro não compensa. Somos explorados com certesa!

  2. Gostei sobre o comentário que a felicidade no trabalho não se acha se conquista, já trabalhei como voluntária em uma instituição e me sentia muito feliz em ajudar o próximo.Sei que o trabalhador é digno do seu trabalho,mas se trabalhamos somente pelo dinheiro, a nossa meta não será conquistada trabalhar com a educação é um ato de amor, foi através de pessoas como você que me fizeram ser uma pessoa feliz hoje .

  3. Sou também uma agente de creche do estado do RJ, e também me vejo nessa mesma situação. Somos duas para cuidar de 25 crianças (maternal). Somos chamadas de educadores, mas não recebemos para exercer tal função. Somos explorados!
    Fiz Concurso Público em 2007 e só agora em 2011 fui chamada!
    O salário é muito pouco. Pois tenho que fazer plano de aula (sendo que não fiz nada para ser professora), zelar e cuidar a todo momento e ensinar!!! Acho que isso tudo é função de PROFESSOR! Eu não me considero uma professora, mas estou exercendo esta função, mas ganhando muuuuuuito menos.
    Obrigada! Abraços à todos os Professores e Agentes de Creche!!!!!

  4. Ola!tmb sou aac do município do Rj, me sinto por varias vezes desreipeitada e desvalorizada no exercício de minhas funçoes nao só pelos pais, direçao e ate mesmos dos proprios aluninhos, tem horas que dá vontade de ir embora pedir exoneração assim como varios colegas já o fizeram. Ninguem nos reconhece nem sabe agradecer todo o amor e carinho com a qual tratamos as crianças nem mesmo os pais…
    O sálario é de amargar e ainda tem a estrutura fisica q trabalhamos q é horrivel, a comida feita com raiva e queimada entre outros como essa carga horaria de 8 horas com 22 crianças,ja cheguei a tomar calmantes pra ir trabalhar,tomara q isso um dia mude, só acreditando no meu maravilhoso Deus.

  5. marlene santos

    meninas do concurso de agente auxiliar de creche, por favor me
    digam qual o ganho bruto. pois fui convocada para este cargo e
    estou em duvida dos ganhos reais. por favor alguém da área me
    informem. desde já agradeço.

  6. Sandra Mendes

    Ola caros amigos, acabei de ser convocada para a função de agente auxiliar de creche, mas tenho muitas duvidas e ate agora naum consegui sanar, por favor me ajudem…Até agora naum sei ao certo o salario? quais os beneficios? tem plano de saude? posso pedri para trabalhar perto de casa? como faço para fazer esse pedido? é junto a propria instituição ou qdo for levar a documentação?
    Desde ja agradeço a atenção dispensada…E aguardo respostas…..

  7. Romulo guedes

    Estou pensando em lagar 5 escolas particulares para asumir a matricula, terei uma perda salarial de 500,00 só poderei dar aula à noite, entrarei na 6ª cre … Digam – me vale à pena? Estou pedindo ajuda, o que faço?

    • Oi Romulo,

      Você está falando de ser agente de creche? Quantas horas de trabalho? Por que teria que largar todas as escolas? Dá pra conciliar com alguns outros empregos. Te sugiro pegar a matrícula, mas ter outros empregos.

      Abraços,

  8. Patricia Montalvão

    Boa noite!!!
    Tenho as mesmas dúvidas da Sandra Mendes.
    Qual é o atual salário de um Aux de Creche? Quais os benefícios? Posso escolher uma creche próxima a minha residencia?
    Desde já agradeço e aguardo resposta.

  9. Gostaria de saber quanto vc auxiliares de creche ganham? E se são funcionários publicos ou regime CLT pois a minha posse é esse mês e estou em duvida quanto a a eassa coisas. Abraços…

  10. Voltando para informaçoes de salário:No momento salário bruto: 794,91 com desconto de 83,76( 12,89 de plano de saude DIX e 70,87 de FUNPREVI que é fundo de previdencia)total de salário liquido:666,15. Quando houver a convocaçao voce tera de escolher conforme a Cre q escolheu os endereços com vagas ainda disponiveis
    O horário acho que nao da pra conciliar com outro pois é de 7 as 15h ou 8 as 16h ou 9 as 17h.
    O unico beneficio mesmo é plano de saude .Pensem bem e boa sorte.

  11. patricia da rocha

    Tbm fui convocada para tomar posse sei que há muitas dificuldades com relação ao trabalho, mas como venho do comércio enfrento dificuldades maiores pois trabalho três domingos por mês e saio as 7:00 e chego às 20:00 horas. Claro que quero objetivo maiores, passei tbm para PEI em 264° e estou esperançosa com isso quero adquirir experiência. Tenho uma amiga que já está trabalhando e ela está gostando muito. Boa sorte a todas! Tenham Fé que tudo se resolve e se conquista eu aprendi que preciso experimentar a fruta para depois tirar conclusões.

  12. gostaria de saber qual e o total do vencimento de um aux de creche da prefeitura do rio fui convocada e pedi demissao do meu emprego e ainda nao sei qusnto eu irei receber. aguardo respostas obrigada.

  13. ola pessoal também fui convaca e gostaria de saber qual é o prazo apartir da data da posse vc terá para entrar em exercicio, pois eu estou trabalhando e minha carteira ainda não esta dada a baixa, pois precisarei treinar uma pessoa para que a empresa possa liberar os meus direitos. por favor me ajude quem já estiver passado pela pericia e que já tenha tomado a posse obrigada.

  14. Rita de Cássia C. de Sá

    Olá Pessoal, minha mãe acabou de ser convocada para auxiliar de creche e eu gostaria de saber sobre a Pericia. Alguem sabe como é feitA? existe algum tipo de esforço físico? Se alguem souber, poderia me informar, por favor.

  15. Vânia Marinho

    Também fui convocada. Quem já passou pela pericia? Como foi. Boa sorte a todos.

  16. oiii gostaria de saber como e feita a pericia?,vou fazer no sabado:

  17. Olha, eu também estou largando minha carreira de professora para tentar. O salário é de R$ 749,00, mas desconta o plano de saúde e fica +ou- uns R$666,00 líquido. (Ainda não recebi o 1º salário). Cada turma tem +_ 25 crianças que vão de 1 a 3 anos de idade, ficam separadas por idade. Com cada turma fica com 2 a 4 recreadoras na sala. O serviço é tranquilo, mas cansativo. São 8 horas agitadas. Só descansamos quandos elas dormem o que é por muito pouco tempo. Não podemos escolher o lugar para onde vamos e todas são em comunidades (de risco). As crianças são muito carentes e tudo tem hora e é muito organizado. No meu 1º dia cheguei em casa muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito cansada e com uma dor de cabeça horrível. Estou esperando que melhore.

  18. a minha pericia foi tranquila,agora falta a posse dia 07 !!

  19. venho falar de uma trabalhadora pela qual desempenha uma dais mais honrozas funções que é o de( educar e cuidar) educar:onde lhes é ensinado a agir penssar a andar a aprender pelos os seus proprios meios , enssinamentos tão especiais que formara para toda sua vida, pois os primeiros ensinamentos são os que formarão o caracter e sua personalidade ; e cuidar: pensamos , ser mãe , dona de casa dar amor aos seus familiares o cansaço diario a que este profissional passa diariamente muitas das vezes esquecendo seus proprios filhos no que dis( educar e cuidar),para ser mãe de 20 a 25( CRIANÇAS ORFÃOS DE CARINHO E DE AMOR durante 8:00 ) cujos os pais tem que confiar e apoiar este tão especial proficional estressados QUEMUITAS DAS VEZES NÃO ACONTECE , amigos e o unico pais que seus filhos teram durante longos 5 anos de suas vidas ,este comentario cheio de emoção é de um esposso e seus filhos , que não tem mais o contato com a espossa que preocupada em trabalhar para que sua renda familiar chegue sem tão grande impacto na hora das contas e os tributos tão pessados para um assalariado. é contra um governo que mascara um setor tão umilhado sem condições dignas de trabalho, pois o seu salario não da para nada, muitas das vezes são humilhadas pelos pais que sem enteder o porque do não tratamento nessessario para com seus filhos, deixando ainda mais desmotivado e sobre forte pressão piscologica o proficional que sem apoio e ensentivos a qualidade dos serviços prestados cujo qual os nossos filhos mercem sejam de baixa qualidade, não por causa dos proficionais que se doão ao maximo para suprir a falta de carinho que seus pais não dão por tambem estarem tentando sobreviver, no que dis (CUIDAR E EDUCAR E MAIS AMAR ),mais sim pelos nossos governantes que não fazem nada para melhorar esta situação caotica em que sobrevivem as( AGENTES AUXILARES DE CRECHE DO MUNICIPIO DO RJ E DO PAIS CREIO EU) .e o pior não a vontade politica em melhorar esta situação ,so a um jeito se unão pleite algo melhor e concreto ,convercem com esses pais para que apoiem caso vocês resolvam parar e revendicar melhores salarios que eles saibam de quanto vocês ganham e se é digno esta situação não se injolem para que seus familiares não fiquem orfão de vocês .(DE UM MARIDO QUE AMA A SUA ESPOSSA E QUER VELA FELIZ )

  20. fui convocada e tomei posse no dia 18/05.sinceramente não estou gostando!! mas como estou esperando convocação para dois outros concursos que fiz, estou aguentando firme. não é verdade que o aux. de creche educa quem quer que seja. a função de aux. de creche corresponde a de uma BABÁ, com o agravante de que não é necessário ter experiência anterior(referência aos anúncios de emprego), ou seja, vc passa 8 hs por dia trocando fraldas, dando comida e banho e sentindo o cheirinho insuportävel de coc^e o salário…. uma vergonha!!!! praticamente um salário mínimo. o que vale é o fato de vc se tornar um servido público.para ser um educador é necessário estar preparado técnicamente e cientificamente. educação é um sistema muito mais complexo do que se pode imaginar!!!! não me sinto educadora embora seja professora formada em ensino superior.

  21. Ola!Denize finalmente alguém que fale minha lingua ! como vc entendo tudo o que está sentindo e sinceramente as vezes penso firme em largar a carreira de educação porque o sitema também está dificil para o professor.Vamos estudar força pra você e pra mim.

  22. Vania da Silva

    Denise, você falou tudo. Estou há quatro dias e estou detestando. Além de tudo que você disse muito bem temos que lidar com os pais (geralmente de comunidade), o que não é fácil. Você lida com uns pais sem a menor responsabilidade e acha que você é muito bem paga para tomar conta do filho.É muito pouco dinheiro para tanta responsabilidade. Sinceramente estou detestando.

  23. Maria Helena

    Tomei posse e vou pedir exoneração na segunda-feira. Via muitas reclamações de quem já trabalhava e não tinha ideia do quanto o serviço é pesado e desgastante, tanto fisicamente como emocionalmente. A colega que mencionou que auxiliar de creche não educa ninguém, foi muito feliz na sua colocação. É um serviço de babá , só que ao invés de tomar conta de um ou dois você é responsável por mais de vinte. É muita responsabilidade, e o pior é que não o mínimo reconhecimento por quem quer que seja. A direção só cobra, os pais nem se falam, e ainda existe algumas colegas que só Jesus em suas vidas. Me desculpe o desabafo, mas eu precisava dizer isso principalmente a Sra. Teresinha do comentário acima, que estava certa o tempo todo. Boa sorte aos que ficam.

  24. As agentes aux. de creche, quando vier a convocação pense bastante antes de largar seus serviços anteriores para ingressar nessa maior furada que e ser AAC.e uma responsabilidade que não vale a pena ninguem da valor a esse serviço que e tão sacrificado o de tomar conta dos filhos dos outros principalmente em comunidades carentes, tem cobranças de pai que acha que você esta ganhando muito bem e a direção que só sabem andar de salto alto para lá e para cá, que nem ao menos, procurar dar orientação quando você necessita, corre das crianças como se a responsabilidade fosse só tua , minha gente eu estou saindo dessa furada indignada querendo mostrar a todas as autoridades a real realidade dessas creches da prefeitura que para meu olhar e um deposito de crianças e isso que e a realidade de 25 crianças presa num quadrado10 horas por dia.

  25. gente fui na junta medica hoje a perita me falou q eu estava liberada
    mas naum sei se fui apta eu, acho q fui, mas o cara q trabalha lá falou para eu aguardar em casa.Alguém q já foi na junta médica pode me dar uma resposta? GRATA

  26. Por favor quem ganha aquele auxilio de area de risco ou difilculdade de acesso me diga quanto é por favor?

  27. BOA NOITE CAROS COLEGAS

    QUERIA SABER SE VAI TER MAIS CONVOCAÇÕES PARA AGENTE DE CRECHE ESSE ANO AINDA , ESTOU ME FORMANDO EM PROFESSOR DE LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL , POR FAVOR SE ALGUEN TIVER ALGUMA NOTICIA DE PREVISAO DE MAIS CONVOCAÇÕES PODE EM FALAR

  28. Daniele o valor do dificil acesso e de 84 reais.

  29. Os que estão esperando por mais convocações ainda este ano do concurso para (auxiliares de creche) , teve mais uma no dia 22/07/2011. É, só conferir no site da prefeitura na página da educação.
    Para quem está na vez, parabéns!!
    Boa sorte!!

  30. chegou o telegrama hoje e fiquei entusiasmada, porém após tantos depoimentos negativos e diante de salários tão em desacordo, acho q é melhor ficar onde estou. Vou conversar com Deus e pedir uma luz.

  31. Como é o trabalho dos homens na creche???

  32. Tiago Campos

    Ha algum projeto de aumento salarial para os auxiliares de creche???

  33. gente estou aguardando a resposta da junta médica será q sai no diário oficial ou eles mandam telegrama.. Por favor..

  34. olá, tudo bem, gostaria de saber informação sobre a classificação geral do concurso de auxiliar de creche de 2007 do município do rio de janeiro,se tenho chance de ser chamada,já que optei pela listagem geral. Agradeço pelas informações.

  35. Bom dia, Declev!
    A Carta transcrita acima foi escrita por mim com colaboração da, também AAC, Eliane. Gostaria de agradecer pela publicação em seu blog e deixá-lo a vontade, bem como aos membros do seu blog, para utiliza-la da melhor maneira possível em prol de melhoria na qualidade da educação infantil. Desde que passamos a divulgar esta carta já tivemos algumas conquistas que se deram através da união dos agentes auxiliares de creche.Mas ainda temos muito o que conquistar.Estamos focados agora na votação do PL, sobre a redução de nossa carga horária,do vereador Paulo Messina que acontecerá ainda neste mês de agosto. Convoco a todos para buscarem informações em nossa comunidade (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=48692364) para pressionarmos a aprovação desta Lei que nos beneficiará diretamente. Abç e juntos somos fortes!

    • Oi Valmir,

      É bom que esteja tendo repercussão.

      Veja a quantidade de comentários aqui no blog sobre a carta.

      Este espaço está aberto a vocês, se quiserem divulgar mais coisas.

      Abraços,

  36. OLÁ.
    Eu também sou AAC do Rio de Janeiro e tudo isso é verídico. O Próinfantil foi nos “IMPOSTO ” com promessas de aumento e de reconhecimento e o que acontece é que estamos sendo humilhados não pelo nosso querido prefeito , como também pela gestão das intituições na qual atuamos é um absurdo agora ele fazer propagandas de cartão REELEGE carioca para os responsaveis e os próprios não sabem de fato como essa educação é direcionadas à seus filhos . Hoje muitos agentes encontram-se de licença ,com o físico e o mental totalmente abalados com tanto descaso com tanta humilhação, até mesmo para sair de licença somos ameaçados . MEU DEUS ! OLHAI POR NÓS.

  37. CONSERTANDO : ” NÃO SÓ PELO NOSSO PREFEITO MAS TAMBÉM …”

  38. Daniele
    sou Agente auxiliar de creche vai fazer tres anos e tambem precisei de junta médica , normalmente vc espera cerca de 15 dias para receber um telefonema do setor de RH para a posse , fique atenta

  39. Igor
    O trabalho dos homens na creche , normalmente é nas turmas de MAT I e II onde as crianças são mais independentes , mas eles fazem as mesmas atribuições das mulheres , só que dificilmente ficam em berçário

  40. Gente como faço para saber as creches q são de difícil acesso da 10ª cre.
    Grata

  41. Olá , gostaria de saber se este ano ainda vai ter mais convocações para auxiliar de creche, pois sei que a última foi em julho deste ano . Estou esperançosa , apesar dos comentários .

  42. Realmente concordo com a carta aberta . Trabalhamos pesado e ganhamos muito , muito mal . Fazemos todo o trabalho inclusive o que diz respeito ao professor . Somos poucas para cuidar de bebes e ainda nos expomos a verminoses, impetigo e sarna . Fiz o concurso para PEI espero ser chamada pois apesar de o trabalho não ser muito diferente , ganharei mais e terei minha carga diminuida

  43. Olá,em resposta a outra Monica,li num artigo na internet (não me lembro em que site)que as convocacoes irào ate abril de 2012.pois a Dilma esta construindo muitas creches aindae vai precisar de muita gente.boa sorte!

  44. Agente Auxiliar de Creche: ser e não ser professor!

    Em 2007 fiz concurso para Agente Auxiliar de Creche, com exigência de possuir o grau fundamental de escolaridade, para trabalhar nas unidades do Município da cidade do Rio de Janeiro com a função de auxiliar um profissional do magistério. Tomei posse do meu cargo em 2008 e desde o primeiro dia de trabalho nunca encontrei o professor a quem eu deveria auxiliar. Hoje, em 2011, três anos depois e sob pressão, a prefeitura finalmente colocou um professor em sala para eu auxiliar. Só que, eu só posso auxiliá-lo em meio período porque a carga horária desse professor é de 4h e 30 minutos e a minha é de 8h num total de 10h de funcionamento por dia de uma creche.
    Nestes três anos em que fiquei sozinho em sala de aula, dividindo as atividades com outros colegas, que possuíam a mesma função que eu, sempre fui cobrado, pela professora articuladora (que dobra como diretora adjunta), pela diretora da creche, pela CRE e pela SME, a realizar todas as funções e atribuições do professor, a quem eu deveria auxiliar. Assim o fiz, mesmo tendo consciência de que, apesar de estar sendo usado como professor, não o era por nomeação. Realizei todas as etapas e atividades que cabiam a um professor regente de turma: elaborei projetos, apliquei atividades pedagógicas, avaliei o desenvolvimento de meus alunos, preenchi relatórios trimestrais de competências individuais do desenvolvimento infantil, participei de centros de estudos como responsável por responder por 25 crianças matriculadas em minha turma, realizei reuniões semestrais com os pais, para esclarecimento de dúvidas e fornecimento de informações da vida escolar de seus filhos (coisa que só eu, e a minha colega de mesma função, poderíamos fazer. Pois éramos os únicos a acompanhá-los o dia todo), me tornei referencia para meus alunos e seus pais, enfim; durante três anos fui professor de turma de educação infantil com todos os seus deveres, mas sem nenhum direito. Sem nenhum reconhecimento de fato.
    Não pensem que me conformei com esta situação. Apesar de gostar do que fazia, de ter verdadeira adoração pelo exercício do magistério, de estar e me sentir professor, eu não o era legalmente. Tive necessidade de externar isso. De resolver esta situação conflitante: ser e não ser professor.
    Juntei-me a outros colegas de trabalho e começamos uma investigação do que éramos na verdade: O que éramos para as crianças, para os pais destas crianças, para a direção da creche, para a Coordenadoria Regional de Educação, para a Secretaria Municipal de Educação e para a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro? Sobretudo, o que éramos para nós mesmos?Afinal, ora éramos apoio no que consistia em benefícios e ora éramos regentes de turma no que consistia em cobranças e deveres.
    Pesquisando a LDB, o FUNDEB e vários referenciais para educação, descobrimos que o cargo Agente Auxiliar de Creche nem deveria mais existir. Que todo e qualquer profissional que estivesse, diretamente, ligado a educação em sala de aula deveria no mínimo ser habilitado com o curso normal para formação de professores. A partir de então, com a participação de um número cada vez maior de Agentes Auxiliares de Creche que chegavam as mesmas conclusões, passamos a pressionar a prefeitura com inúmeras reclamações, processos no Ministério Público, denuncias ao MEC e um processo civil por exercício de dupla função. A resposta a todas essas petições foi sempre a mesma: Inconstitucionalidade. Não podiam nos reconhecer como professores porque nosso concurso foi a nível fundamental. Pleiteamos então uma capacitação que nos qualificasse para o cargo e conseguimos que a prefeitura firmasse um convênio com o PROINFANTIL – curso técnico de segundo grau de âmbito federal que qualifica professores leigos em efetivo exercício de regência de turma – com a promessa de que teríamos “inclusão no plano de cargos e salários da categoria, com significativa alteração no salário-base”. Enquanto isso, por força de nossas denúncias, manifestações e atos públicos, o Ministério Público exigiu a presença de um professor em todas as turmas de educação infantil. Deste modo, em 2010, foi criado o cargo de Professor de Educação Infantil na prefeitura do Rio de Janeiro. Lançado edital e realizado o concurso passamos a conviver com três tipos de profissionais em sala de aula, com praticamente as mesmas funções, mas com carga horária e vencimentos diferentes: O Professor de Educação Infantil (22:30h), o Agente Auxiliar de Creche (40h) e a Recreadora – profissional terceirizada – (30h).
    Questionada sobre nossos direitos a prefeitura nos chama de apoio, cuidadores, auxiliares e etc.. Mas continua nos mantendo por, pelo menos, 5 horas por dia como únicos regentes de turma. Já que, só temos a presença do professor durante 4 horas e meia num total de 10 horas por dia de efetivo funcionamento de uma creche.
    Temos, atualmente, a redução de nossa carga horária e nossa inclusão no magistério como prioridades de conquistas para que não nos sintamos tão explorados pelo sistema e possamos ter um mínimo de reconhecimento profissional. Já que, as reivindicações de direitos para o cargo são tantas que precisamos priorizar as mais urgentes.
    Hoje, depois de ampliar meus conhecimentos técnicos, com a ajuda de muitos companheiros de cargo, sobre as leis que regem a educação infantil no Brasil e de descobrir milhares de profissionais na mesma situação que eu, tenho três respostas para as perguntas acima: a primeira é de que sou professor para as minhas crianças e seus pais; a segunda é de que o cargo Agente Auxiliar de Creche é um problema crescente para secretaria de educação e, consequentemente, para a prefeitura; por último, respondendo a mim mesmo, sou professor leigo, não reconhecido, no desempenho de minhas verdadeiras funções.

    Valmir Henrique.

    • Oi Valmir,

      Posso colocar seu texto como um artigo no blog?

      Se for o caso, posso inserir seu nome?

      Sei que como comentário ele já está público, mas como artigo terá muito mais visibilidade.

      Abraços,

  45. Oi Declev.

    Pode sim.E pode inserir meu nome na autoria tb. Enviei como comentário pq não tinha um endereço de e-mail para te mandar.Se vc tiver por favor enviei para mim.

    Abç e obrigado por abrir espaço para divulgar nossa causa.

  46. Além de trabalharmos muito,daqui alguns anos estaremos com problemas de saúde como por exemplo: cordas vocais pois falamos direto oito horas por dia na creche,fora o problema de coluna que também teremos pois temos que subir,descer escadas com crianças o dia todo,pegar no colo,principalmente na hora do banho etc…
    Seis horas de trabalho é o limite máximo para nós….oito horas é exploração,cansaço físico e mental!!!
    Ps:Alguém poderia me dizer como anda a luta pela reduçao da carga horária?Desde já agradeço!

  47. Boa tarde!
    Fiz esse concurso ha 3 anos e agora fui convocada,sou pós graduada como muitos amigos aqui tb e vejo que isso de nada conta infelizmente .Fique triste com essa realidade.
    Andei pesquisando e observei que em São Paulo e Minas Gerais o salário base do auxiliar de creche é de R$965,00 e a carga horária são de 6 horas.Penso o pq aqui não?

  48. sinto muita pena de voces. voces poderiam dar no pé e não ficarem reclamando .querem ser professores estudem , passem no concurso e atuem. a ingrid quando fez o concurso já sabia que na turma de maternal é duas mermo para cada turma pois conhece muitas das que trabalham na creche inclusive a irmã. quando eram da osc não reclamavam e morriam de medo de perder o emprego, por isso a quem defenda a privatização do serviço publico

  49. gostaria de saber como faço para saber minha classificação no concurso que fiz para aux. de creche em 2007.
    soube que estão convocando e gostaria de saber minha situação.
    obrigada.

  50. gente é na terça mesmo dia 27 que vai ter a votaçaõ para diminuir a carga horária?

  51. Dani não terá votação neste dia e por enquanto não há prazo.Que pena estamos todos tristes mais não perdemos a esperança!

  52. Declev tenho lido estes comentarios. em Julho chamaram uma turma de AAC, vc por acaso saberia qdo chamarao de novo? eu fui chamada pra me apresentar em marco, mas perdi, estava sem computador e nem recebi correspondencia. Processo de Autorizacao de Posse n. 07.005.041/2011. Me ajude. Aparecida. um grande abraco.

    • Oi Aparecida,

      Eu não sei deste concurso. Na verdade inseri um artigo de um colega profissional da educação e os interessados estão por aqui debatendo.

      Mas, no seu caso, se você já havia sido chamada, sugiro ir direto à secretaria para ver se ainda pode se apresentar.

      Se houver outra chamada, eu acho que não te chamarão de novo automaticamente.

      Abraços,

  53. Atenção: nova convocação no D.O de hoje. Boa Sorte a todos!!

  54. Olá, gente vamos pensar melhor, o Brasil não dá a mínima para a Educação de uma forma geral, assim como em vários outros ramos. Acho q Educação seria a solução de tantas coisas, mas de que adianta ter leis e direitos? Ninguém (que necessite) conhece seus próprios direitos e quando passa q conhecê-los não uni forças para lutar por ele, apesar da luta que foi conseguir esse direito. Vamos encarar a realidade, como Milton Santos eu repito: HÁ CIDADÃOS NESTE PAÍS? Adianta reclamar? Adianta vc sair e depois outro entrar e sair? Isso complica a vida de todos nós, é uma bola de neve que vai crescendo…

  55. Gente,cade a votação?toda hora está sendo adiada….não aguento mais isso!!!Amo trabalhar com criança mais não há exploração que aguente tanta ralação!!! Já soube de vários auxiliares que já apresentam problemas de saúde físico e emocional.Nós CRIAMOS essas crianças oito horas por dia,dando comida,colocando para dormir,dando banho,pegando no colo etc… não temos valor nenhum,trabalhamos MUITO e ganhamos 800 reais já com a passagem.Um dia desses uma mãe falou que não sabe como aguentamos pois se com apenas um em casa elas já ficam muitas vezes estressadas, imagine nós com mais de 20, oito horas por dia….tendo que fazer tudo que falei acima,fora cuidar para não se machucarem,aguentar malcriação etc…Precisamos dessa redução,profissinal merece qualidade de trabalho até mesmo para poder desenvolver melhor seu trabalho e assim todos sairão ganhando,principalmente as crianças!!! Deus olhai por nós pois o senhor sabe como é este trabalho!!!

  56. Filha de Deus

    Vamos tentar manter a esperança acesa, mais a cada dia de trabalho a mais vai morrendo um pouco da alegria de estar ao lado daquelas crianças que em meio a tanto trabalho ainda conseguem nos fazer rir e sentirmos muito amados por eles…Só Deus para nos manter em pé e com fé…

  57. Gente,será que a votação acontecerá mesmo dia 27/10/?
    Vamos orar a Deus!!!

  58. Gente, estamos a toda na comunidade dos Agentes Auxiliares de Creche articulando nossa presença em massa no dia da votação.Hj o prefeito publicou um decreto oficializando a redução de carga horária para 1 de janeiro de 2012.Mas não queremos só um decreto, que ele pode tirar a hora que quiser, queremos uma Lei. É muito importante estarmos juntos neste momento.Acessem nossa comunidade do orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=48692364

    E mantenham-se informados sobre os próximos passos. Já adianto que a votação deverá ser no dia 26/10/11 as 18:00h.
    Abç!

    Valmir Henrique

  59. Gente!! Acordem!!! Saiu no Diário Oficial que continuaremos trabalhando QUARENTA!!! HORAS SEMANAIS!!!!!!e DEZ serão extra classe.Isto é,ficaremos em sala de aula TRINTA HORAS E DEZ fazendo outras coisas,como por exemplo, organizar a parte pedagógica etc..O horário NÃO foi reduzido,continuaremos QUARENTA HORAS semanais trabalhando na creche,fora que provavelmente com esta FALSA redução trabalharemos mais pois duvido que aumentará o número de funcionários e além de termos que ralar as SEIS HORAS por dia ainda teremos que completar com mais duas fazendo outras coisas……
    NÃO ACONTECEU REDUÇÃO NENHUMA!!! CONTINUAMOS NA MESMA…..VAMOS CONTINUAR PEGANDO E SAINDO A MESMA HORA E TENDO MAIS TRABALHO AINDA.Na minha creche ta todo mundo revoltado.Temos que fazer uma passeata com nariz de palhaço!!! NÃO FOI UMA REDUÇÃO E SIM UMA ENGANAÇÃO!!!

  60. EU LI O DECRETO E ESTÁ ESCRITO O QUE MENCIONEI ACIMA!! PODEM AVERIGUAR!!

  61. CONVOCAMOS TODOS OS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE A COMPARECEREM A CÂMARA DOS VEREADORES NA CINELÂNDIA NO DIA 27/10/11, QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 17:30H , PARA PRESSIONARMOS OS VEREADORES A APROVAREM O PROJETO DE LEI QUE ALTERA NOSSA CARGA HORÁRIA (O PL 795, SERÁ VOTADO ENTRE 18:00H E 18:30H).

    VENHA FAZER PARTE DESTE MOMENTO HISTÓRICO!!!!!

    JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!

    SOU AAC E NÃO DESISTO NUNCA!!!!!!

  62. Estive na assembleia,apesar da palhaçada dos vereadores que faltaram e com isso atrasando a nossa votação de redução,gostei do que vi,os auxiliares estão unidos,peço que dia 08/11/ vá mais auxiliares.Gente,somos muitos,tinham bastantes auxiliares lá mais poderiam ser muito mais.A união faz a força!!! Se queremos vencer, temos que nos movimentar e marcar presença!!
    Fiquei feliz em saber que ninguém vai concordar com 10 horas dentro da creche pois assim não seria redução e sim uma grande enganação.
    Engraçado ,vários políticos faltaram nos prejudicando hoje….se fosse para aumentar o salário ou algum benefício para eles,com certeza nenhum tinha faltado.Por que as recreadoras podem,sempre puderam trabalhar 6 horas por dia e a gente não?Como disse o Vereador Messina,isso não acarretará gastos na Prefeitura.Vergonha é o nosso piso ser de 597 reais,8 horas semanais e ralarmos demais…Outra coisa 99% das concursadas tem Ensino Médio e muitas tem Ensino Superior, não somos nenhumas tapadas.Precisamos ter qualidade de trabalho,para o nosso bem e o bem dos pequeninos.Chega de exploração!!Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!
    Dia 08/11/ não deixem de ir!!!Somos os maiores interessados!!
    Paulo Messina, contamos com o senhor,gostei quando disse que nós somos maioria em tirarmos licença médica!!

  63. Digo:Vergonha é nosso piso ser 597 reais, 40 horas semanais ,oito horas por dia.

  64. Rodnei Fernandes

    Como fica o auxílio transporte para quem for tomar posse? Meu cunhado foi convocado e pediu que eu perguntasse. Grato.

  65. Continuei sem saber sobre a Perícia. Como é este processo?

  66. ERICA ELAINE DE ARAUJO REIS

    OI PESSOAL PRECISO MUITO DO CONSELHO SINCERO DE VOCÊS, ACABEI DE RECEBER O TELEGRAMA INFORMANDO SOBRE A MINHA CONVOCAÇÃO, A PRINCIPIO FIQUEI EUFÓRICA POR ME TORNAR UMA FUNCIONÁRIA PUBLICA (QUE SEMPRE FOI O MEU SONHO – DEVIDO A ESTABILIDADE), POREM NÃO SABIA O SALARIO E NEM AS ATRIBUIÇÕES, O QUE ACABEI DESCOBRINDO NESTE BLOG. OUTRO PONTO TRABALHO EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL, ONDE ACABO DE SER PROMOVIDA PARA UM CARGO DE CHEFIA, GANHO PRATICAMENTE O DOBRO DO QUE A PREFEITURA OFERECE, NÃO FAÇO NENHUM ESFORÇO FISICO, SÓ MENTAL, TENHO OUTROS BENEFICIOS COMO AUX.CRECHE, PLANO DE SAUDE, PARTICIPAÇÃO NOS LUCRO E UM AUXILIO ALIMENTAÇÃO QUASE NO VALOR DO SALARIO DE AUXILIAR DE CRECHE SEM CONTAR NA POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL, MAS COMO SE TRATA DE UMA EMPRESA PRIVADA EU NÃO TENHO ESTABILIDADE. AGORA ESTOU EM DUVIDA SOBRE O QUE FAZER SE FICO COM ESTABILIDADE E SEM DINHEIRO OU NA INSEGURANÇA. ME AJUDEM

    • Erica,

      Seu trabalho me parece bom e promissor. Claro que pode vir a ser despedida, mas concursos públicos sempre existem e outros empregos também.

      Se você ganha tão melhor do que o emprego de auxiliar de creche, tente fazer um pé de meia para eventuais problemas. Além disso, você, no emprego particular, tem também o FGTS, que a prefeitura não dá.

      Me parece que a estabilidade, neste seu caso, é um preço alto demais a se pagar.

      Sou suspeito para falar, pois sou funcionário público com duas matrículas, mas meu caso é diferente, pois o salário que tenho com os dois empregos dificilmente arrumo outro melhor em outro lugar – nem mesmo em outro emprego público.

      A não ser que eu tivesse uma sacanagem qualquer desses políticos fdp por aí… mas aí nem eu mesmo iria querer.

      Boa sorte em sua escolha.

      Abraços,

  67. Erica

    Realmente é até complicado opinar…. Nós Aux. de Creche ganhamos no total já com a passagem 800 reais. Possuímos plano de saúde que vc pode escolher:Semeg,Assim,Dix ou União Hospitalar,não temos mais nem um outro benefício além destes….
    Trabalhamos muito!!!!!! o trabalho é físico e mental,são 8 horas por dia mais estamos quase vencendo a redução que se Deus quiser ano que vem cairá pra 6 horas diária,não trabalhamos sábado,domingo,feriados MAS é necessário gostar muito de criança pois além de darem trabalho, muitas tem grandes problemas sociais.O que conta mesmo é a estabilidade e é CLARO que estou tentando outros concursos para tentar trabalhar menos e ganhar mais.Pra mim a convocação foi um presente de Deus pois mesmo eu tendo nível superior,estava desempregada e como vc, também sempre sonhei com um emprego público devido a estabilidade.Bom,aqui te falei a realidade do cargo,recomendo que vc analise e ore a Deus para pedir uma direção.Boa sorte!! Deus te abençõe e continue sempre fazendo outros concursos independente de qualquer coisa.

  68. Recebi minha convocação, estou trabalhando atualmente e tenho benefícios como: plano de saúde, vale transporte e vale alimentação gostaria de saber de vocês que já trabalham no cargo, se vale a pena largar meu emprego atual e tomar posse deste cargo…O QUE FAÇO?

  69. gente sinceramente…quanta reclamação sobre o salario vamos falar serio no edital estava claro sobre o valor, pelo salario ninguen faria o concurso e sim pela estabilidade ,agora depois que são convocados …tomam posse ae começão a questionar que estão sendo explorado ah pede pra sair

  70. Sempre terá gente ignorante o bastante para opinar contra as aac por aqui .Sabíamos sim q o salário é pouco mas não sabíamos do grande trabalho que teríamos pois quanto as atribuições o edital não foi claro, só sabe a realidade quem realmente a vive…

  71. Gente!!!!!! quando será a votação?seria hoje… mas não aconteceu!! Estou achando o povo muito calado,daqui a pouco será recesso,nem quero pensar que estão tentando deixar isto para ano que vem!!!

  72. Segue abaixo a mensagem enviada pelo vereador paulo Messina a comunidade dos AACs.

    Pessoal,Primeiro quero pedir desculpas por ter atrasado as mensagens (emails, orkut, facebook e twitter). Acontece que infelizmente tive problemas de saúde na família, somados a ter que entregar 5 relatórios de comissões especiais com o fim de novembro e ainda preparar as emendas do orçamento para 20 escolas, também para o fim de novembro – assim, tudo ao mesmo tempo.Vamos lá! O PL enviado pelo prefeito, que cumpriu sua palavra, JÁ ESTÁ COMIGO e estou colhendo os pareceres dos vereadores para que possamos colocar em pauta em tempo recorde. Se fosse tramitar normalmente, teríamos aí mais um ano, e isso não dá, certo? Por isso, acredito que terminarei de colher as assinaturas que faltam entre hoje e amanhã, sendo possível fazer a sessão extraordinária de aprovação JÁ NA SEMANA QUE VEM, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. De preferência dia 08, para podermos ter tempo de coordenar os esforços para estarmos presentes lá em massa, de todas as CREs, por isso peço que marquemos uma reunião amanhã no final do dia ou sexta pela manhã para discutirmos a mobilização.Quero lembrar que a mobilização vai ser essencial para que tenhamos quorum suficiente na sessão para podermos aprovar – repito que em tempo recorde – o PL e transformá-lo em *LEI*.Então resumindo, as perguntas são: (1) Pode ser dia 08? (2) Organizem uma comitiva de 2 a 5 membros representantes para resolvermos a questão da mobilização, reunião amanhã no final do dia ou sexta pela manhã?Abraços,
    Paulo Messina

  73. OLA PESSOAL. EU INFELIZMENTE PERDI A MINHA CONVOCACAO DE AG. AUX. DE CRECHE. ME INFORMARAM QUE TENHO QUE ESPERAR O FIM DAS CONVOCACOES PRA PEDIR PRA ENTRAR NA LISTA DE ESPERA. ALGUEM SABE O NUMERO DE CONVOCADOS AO TODO?? POR FAVOR PODEM ME AJUDAR?? UM GRANDE ABRACO

  74. CÁTIA LEMOS

    Pessoal, estou acompanhando a luta e vi que voces já conseguiram a redução da jornada de trabalho. Parabenizo a todos!!!!! Como fui classificada na 9a. CRE em n. 945 e está no n. 913. Gostaria que alguem me informasse se terei chances de ser chamada, e lutar com voces para a melhoria da classe. Afinal como um colega acima mencionou, o edital foi todo baseado em atribuições exercidas por um professor/educardor de educação infantil. Quem possui formação superior em Pedagogia/Normal deverá sim lutar pelos seus direitos. Estou com voces nessa batalha.

  75. irene de lima duarte

    gostaria de saber se serei convocada pois trabalhei mais de 4 anos em creche fiz a prova e estou aguardando mas não consigo ver a minha classificação meu no. 108334 alguém pode me responder?
    agradeço muitissimo

  76. Cátia Lemos
    O concurso perde a validade em abril,como tem agora poucos na sua frente e ouvi falar que novas creches estão sendo construídas,acredito que possa ser chamada sim.Ore a Deus e tente sempre conseguir informações de novas convocações,geralmente eles mandam Telegrama como no meu caso,mas ouvi falar de pessoas que não receberam,agora não sei se de repente eles mandaram e não encontraram ninguém em casa para receber pois é necessário assinar.Boa sorte!!!

  77. Olá,
    Tb fiz o concurso fui convocada no ano passado, sou professora formada já fiz vários concursos e estou esperando ser convocada. No momento da minha convocação estava trabalhando em duas escola ganhava maia que o dobro do que a prefeitura está pagando, tive duvida, então conversei com alguns amigas aac e ela me falaram td isso como é horrível a prática. Hoje ainda estou na rede privada e não me arrependo sei que o meu dia como funcionaria pública irá chegar eu acredito. Boa sorte e força para tds vcs são educadoras sim! bjkss

  78. CÁTIA LEMOS

    Para quem precisa saber sobre a convocação do concurso. Consegui um telefone da SME, o pessoal dá a informação certinha, mas para isso você precisa saber a sua CRE e qual é a sua classificação. La vai : 21-29762117/29762122. Boa sorte a todos!!!!! Por favor divulguem o telefone.

  79. CONCORDO QUE O SALÁRIO É UMA MISÉRIA, QUE O TRABALHO É DESGASTANTE MAS O PIOR É TER QUE AGUENTAR ALGUNS PAIS QUE VIVEM AMEAÇANDO FAZER A CAVEIRA NA CRE QUANDO NÃO SIPATIZAM O HÁ ALGUM DESENTENDIMENTO COM ALGUM AAC E QUE GRAVAM AS CONVERSAS E ATÉ FILMAM. ISSO É UM ABSURDO ME SINTO COAGIDA E DESTIMULADA NA MINHA ATUAÇÃO.

  80. Realmente tudo q passamos n é fácil mas vamos tentar sair dessa e mesmo q a autoestima nossa esteja baixa por conta de td q passamos vamos estudar e sair dessa nada é impossivel!!!

  81. gostaria de saber pq as chamadas são tão lentas.

  82. gostaria de saber pq não chamam logo os concursados q estão aguardando ,já q tem vagas em muitas creches

  83. maria madalena da silva

    bom dia , estou aguardando minha convocaçao falta 89 pessoas na minha frente sera que o prefeito vai chamar fiquei sabendo que ele so vai colocar ongs agora . pois o concurso expira o praso em abril este ano ele nao chamou ninguem pois estou desempregada .

  84. pois é pessoal , antes do concurso trabalhamos pesado forão , 4 anos e mais um pouco de nossas vidas no maior desespero com essas mesma s crianças meno de ,4 anos ganhavamos bem menos adquiri nesse desespero uma reto colite ulcerativa,” doença nervosa” tomo remedios controlado doença crÔnica e nem consegui auxilio do INSS . é isso ai pessoal futuramente essa é a doença de voces. fiz o concurso passei com 72 pontos estou esperando até agora .

  85. CÁTIA LEMOS

    Pessoal hoje saiu mais uma convocação no D.O do município. Fiquem atentos pois conforme o Vereador Paulo Messina irão chamar ainda 1100 aprovados.
    A todos boa sorte!!!!!!!

  86. Que pena! Como educadora, deixei também o magistério (ensino médio). Quanta luta por tão baixo salario! Não há respeito com os professores. Sofre-se muito e adoece-se tanto! Não dá mais. E agora lendo os depoimentos das nobres colegas, vejo que a educação e o respeito pelos profissionais estão em baixa.
    Pois é, os educadores não têm espaço e nem reconhecimento mas os políticos estão cada vez mais “nas alturas!” e sem se importar com o país que precisa ser educado. Seus discursos são voltados para a ideologia (aquela nos tempos de K.Marx quando o objetivo era alienar o povo).
    Que bom ter um espaço como este, pelo menos para colocar nosso desabafo e nossa solidariedade com as mulheres que são guerreiras nesta árdua tarefa de educar e de “ser babá,” por um salário minúsculo.
    Que Deus nos conduza em Sua Sabedoria para que sobrevivamos neste país tão lindo mas tão injusto e tão cheio de corruptos…..corruptos da educação, da merenda escolar, do bolsa família, do transporte, do esporte, da saúde….corruptos que haverão de colher o que estão plantando!

  87. Oi..gostaria de saber o que acontece com as pessoas que foram convocadas, e não compareceram…fiz o concurso em 2008 e ano passado fui convocada, mais não sabia , ontem uma amiga minha encontrou meu nome numa lista de convocados, mais era pra mim, aparecer em abril do ano passado…não recebi telegrama nenhum…alguém pode me dizer se serei convocada novamente, obrigada!!!!

  88. Auxiliar de creche

    Quanto maior o número de creches mais sozinho seu filho fica!
    Sou Agente Auxiliar de Creche desde 2008 na cidade do Rio de Janeiro e estou indignada com a falta de respeito não só com o nosso trabalho, mas com as crianças que ocorrem todos os anos, pois vejo que não só na minha creche, mas na maioria delas não há funcionários suficientes. O Senhor Prefeito todos os dias abre creches, mas não tem pessoas para trabalharem nelas ou ainda o que é pior, ele dá prioridade para as novas creches retirando os funcionários das outras. São pessoas que cuidam das crianças e não computadores. Assim como as crianças não possuem dispositivos que possamos ligá-las ou desligá-las. Vejo tantas convocações e os problemas continuam, e ainda por cima tiraram as recreadoras, ou seja, piorou muito. As crianças coitadas é que ficam sozinhas com um agente que não é robô, fica doente e sobrecarregado. Fora o assédio moral.
    Gostaria que me mostrassem a lei que permite que 20 à 25 crianças do berçário ao maternal fiquem com apenas um agente em sala.Qual o número de adultos para cada criança em sala? Esse número é em horário integral. Não é?
    Por que as autoridades se omitem?
    Acho que todos nós agentes somos culpados quando aceitamos essa situação. Não fique sozinho com essas crianças. DENUNCIE! Peça a ajuda dos pais para também denunciarem. Chame o conselho tutelar, QUALQUER COISA.
    Você será responsabilizado pelos atos insanos de pessoas que tratam funcionários e crianças apenas como números e com finalidades eleitoreiras.Creches sem funcionários são depósitos de crianças.

  89. RESPOSTA A CRIS.

    ACONTECEU A MESMA COISA COMIGO, DEI ENRADA NUM PROCESSO PRA TOMAR POSSE. ELES ENCONTRARAM A COPIA DO MEU TELEGRAMA QUE FOI ENVIADO. NAO ACEITARAM MEU PEDIDO. AGORA ESTOU ESPERANDO ACABAR DE CHAMAR TODOS, PRA EU ENTRAR NA FILA DE ESPERA.

  90. Fui convocado para a pericia dia 25/04 só que eu não sei quanto ganha um AAC hoje. Alguém sabe?

  91. este concurso já expirou? soube que expirou dia 06/04/2012 é verdade,NÃO HAVERÁ OUTRAS CHAMADAS? se alguém souber me informar agradeço;.

  92. Pessoal saiu no D.O que os professores terão direito a BONIFICAÇÃO-ALIMENTAÇÃO de 13,00 por dia e nós AAC também teremos o mesmo direito ou teremos que travar mais uma batalha para termos esse benefíio???

  93. Alguém sabe a data (exata) que expira o concurso de agente auxiliar de creche.
    Aguardo respostas !!!

  94. oi pessoal, estou contente com as melhorias que já fizeram para o nosso cargo, estou aqui para revindicar quanto as creches que ainda mantém funcionários contratados, e não abrem as reais vagas que temos direitos quanto concursados, pois quando chegamos a CRE , o que eles nos oferecem são mínimas opções de escolhas, fica aqui o meu protesto, e se alguém souber me informar, se posso revindicar a vaga nessas creches, aguardo respostas,, um abraço! Viviane…

  95. Oi..gostaria de saber o que acontece com as pessoas que foram convocadas, e não compareceram…fiz o concurso em 2008 e ano passado fui convocada, mais não sabia , ontem uma amiga minha encontrou meu nome numa lista de convocados, mais era pra mim, aparecer em abril do ano passado…não recebi telegrama nenhum…alguém pode me dizer se serei convocada novamente, ,e onde posso ir, para entrar com um processo para reaver o telegrama que não recebi.obrigada!!!!

  96. PESSOAL A CONVOCACAO PAROU? NAO TENHO VISTO MAIS FALAR NELA. OBRIGADA POR FAVOR ME RESPONDAM. OBRIGADA

  97. Jane Moreira de Carvalho

    Olá caros colegas que estão na luta pela valorização da classe.
    Apesar de ser formada em Pedagogia e ter um bom salário como professora, fiz este concurso e fui convocada para assinar contrato no final deste mês.
    Não entendi nada, pois o que me atraiu neste concurso foi o fato de me tornar uma funcionária pública, e agora vem essa convocação para contrato.
    Alguém teria mais informações à respeito desses contratos ?
    Obrigada e boa sorte nas reivindicações , que são mais do justas !

  98. Bom dia a todos! recebi um telegrama de convocação para o cargo. Porém, no diário oficial consta que o contrato é temporário de 6 meses e que pode ser prorrogado por mais 3. Alguém foi contratado em situação semelhante e depois foi efetivado? Estou perguntando porque trabalho em uma empresa privada, ganhando mais que o salário de um aux de creche e que me dá direito a vários benefícios. Não seria válido eu trocar meu atual emprego por um que é apenas temporário. Alguém pode me esclarecer esta dúvida? Obrigada.

  99. Sobre o concurso Aux de Creche
    Sinto informar que este concurso terminou sua validade em abril deste ano.Quem está recebendo telegrama neste momento é para ser contratado,isto é,temporário com durabilidade de 6 a 9 meses.

  100. Apesar de tudo que li, nada me desanimou! Atuei como recreadora por três meses, e por mais que digam que não foi nada e o pior estaria por vir, fui muito feliz! Aprendi que cada uma das 25 crianças precisam mais de mim do que eu delas, que muitas só se alimentam, se higienizam quando dentro das creches, que os pais não se importam pro que fazem, e que acham realmente que nossa obrigação é maior que a deles. Trabalhei em uma creche muito próxima da minha casa, em uma favela, e mesmo aos fins de semana, feriados ou férias, encontraria minhas crianças pela rua, largadas e precisando de apoio… Estamos lidando com vidas em inicialização, em descobertas, temos que passar o melhor que temos!!! Na minha trajetória pela creche, atuei como Recreadora, Auxiliar e Educadora, não foi fácil… Era meu primeiro “emprego” e nada sabia da rotina! Na equipe só tinham quatro recreadoras e duas auxiliares, além da diretora, que era a ÚNICA que tinha formação pra trabalhar na educação, e não exitava ao ensinar o que sabia… O contrato da OS com a Prefeitura estava a vencer e aquelas que tinham menor tempo de trabalho foram demitidas, e na última semana de aviso-prévio das demais, soubemos que o contrato da OS havia sido renovado, e estariam todas empregadas… Porém, no meu caso, “a demitida”, teria que aguardar três meses para ser recontratada… Fui para o tão temido COMÉRCIO, trabalho até hoje em um shopping da Zona Sul e atendo clientes diversas, entre elas, umas muito mal humoradas e que só culpa a MÁ EDUCAÇÃO! Minha intenção de voltar às creches, é em função do tempo da minha vida que poderei dedicar ao meu filho, também, e não menos importante, a função de educar “os favelados” (como dito acima) que eu sei e acredito que são o futuro do que vemos hoje, e mal sabemos onde estarão daqui um tempo. É pelo amor, pela confiança de que através de nós, aquelas crianças mudarão seus futuros e daqueles que a rodeiam! E acreditem, ouvir um “eu te amo” inocente de uma criança pobre é infinitamente mais gratificante que um “obrigado” de uma senhora rica que apenas quer o que pagou!!! Vamos acreditar que não estamos mudando apenas nossas vidas, mas mudando as vidas de 25 FAMÍLIAS.

    • Oi Noemi,

      Justamente por conta de todas essas obrigações de quem trabalha em uma creche, o salário deveria ser algo decente e não um salário mínimo.

      E, não se engane, isso é proposital.

      Abraços,

  101. Estou como agente auxiliar de creche temporaria pela prefeitura e gostaria de saber se há uma esperança de efetivação, já que afinal, deixamos de ser convocados por conta de terceirizados de ongs até que o nosso concurso acabou expirando.

  102. Estou como agente auxiliar de creche temporaria pela prefeitura e gostaria de saber se há uma esperança de efetivação, já que afinal, deixamos de ser convocados por conta de terceirizados de ongs até que o nosso concurso acabou expirando..

  103. Adriana, entre na comunidade dos Agentes Auxiliares de Creche e lá vc terá mais informações.

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=48692364

    Ou procure o grupo dos AACS no Faceboock.

    Abç!

    Valmir.

  104. Não há engano, porém todos sabem qual o salário ao se inscrever num concurso, o que a Prefeitura esta falhando é quanto a distribuição de obrigações, mas tem muitas diretoras por aí se empenhando pra resolver isso, como foi o caso da diretora da creche que trabalhei… A questão é: os professores reclamam, as agentes reclamam e vai sobrando pros mais fracos, se houver união na creche, os problemas externos são resolvidos mais facilmente!

    Sucesso a todos,

    Noemí

  105. Olá!

    Aqui na cidade de Teresópolis estamos lutando pelos nossos direitos também. Conseguimos um; a carga horaria( são dois turnos de seis horas). Em algumas creches paramos de fazer o trabalho pedagogico, mas somos coagidos pela diretoras.

  106. É um absurdo nosso Ticket ser descontado.O mesmo é de 264 reais,devido a Rio +20,veio 204 reais.Esse mes não será diferente pois ficamos 5 dias de recesso,então novamente receberemos 204 reais…isso se não tiver tido nenhum feriado….senão receberemos menos.
    Outra coisa:Foi uma grande conquista a reduçao de nossa carga horária mas por que não deixam trabalharmos 30 horas semanais? Pra que essa palhaçada de termos que ficar duas horas a mais na semana fora de sala fazendo trabalho pedagógico? Carambaaaa!!!!!! ganhamos pouco,trabalhamos muitoooo!!!!!! Por que não deixam nosso Ticket inteiro e não nos deixam ir pra casa depois das 6 horas dentro de sala?
    Ps:Ouvi dizer que nas férias não teremos Ticket.

  107. Gostaria de saber se tem chance de ser chamada para o concurso de auxiliar de creche do concurso de 2007 ?

  108. gostaria de saber se tem como me chamarem no concurso de auxiliar de creche de 2007

  109. Sou atendente de creche a 4anos, quando prestei concurso aqui no interor de SP nao sabia realmente o q me aquardava. A principio ja tive q lidar com um certo receio q pais e funcionariad tiveram pelo fato de eu ser homem, (apenas eu e outro homem passamos no concurso.Entao comecei a trabalhar na creche, mas a diretora me colocou pra fazer mais servicos de apoio( auxiliar alguma classe,pintar alguma sala,arrumar alguma coisa…..)ate adquirirem confianca em mim.Quatro anos se passaram,hoje ganho em torno de 46, 00 reais por dia, trabalho das 8 as 5, com 30 criancas de bercario I e bercari II misturadas num quadrado de sala,ouvindo choro o dia todo,dando banho nos meninos pois as meninas ficam para outra funcionariam,limpando bunda de crianca,recebendo as criancas de pais q te olham com cara de b….e as 5 em ponto vem buscar seus filhos e vc nem ouve um muito obrigado….sinceramente estou muito insatisfeito com esse trabalho, e correndo atras para uma possivel readaptacao de funcao, e digo mais, como homem tenho vergonha de exercer essa funcao de baba, tenho faltado sem justificativa varias.vezes, qualquer coisa ja pego atestado.Entao fica uma dica pra quem vai entrar nessa roubada e nao tem preparo psicologico para tal funcao,pense bem.Se vc tem muita paciencia vai fundo,mas se vc ainda nao teve filhos,e nenhuma experiencia com criancas(muitas criancas), se oriente, visite uma creche,etc…concurso. cpncurso

  110. Bom terem passado a carga horária AAC de 8 para 6 horas. Merecido!
    Agora estão passando horário do fechamento das creches do município de 17:00hs para às 19:00 hs, pois bem , estamos revoltados, pois a maioria das creches são em área de risco para sairmos às 19:00hs, à noite. Quem inventou tal hora não se importou com nossas vidas. estão alegando que o horário dos pais irem buscar seus filhos não coincide com o horário de funcionamento da creche, pois bem, na maioria das vezes que pega seus filhos são parentes e não os pais, havendo já assim uma combinação entre eles.
    Quem lutará por nós?

  111. Ana OláAmiga!

    eu prestei o concurso para auagente
    auxiliar de creche em 2oo7 no Rio de Janeiro , fui classificada, mas por não ter título para apresentar junto a secretaria de educação, a minha classificação desceu. Portanto fui chamada pela Prefeitura em julho de 20012 como contratada. O que me doi é saber que ja está chegando o prazo do meu contrato. Estou me sentindo como uma criaça quando coloca a bala em sua boca quando ela começa a sentir o gosto, lhe tiram a bala de sua boca.E a criança começa a chorar. Conclusão, isso não se faz!! Ainda quando ja temos uma idade o qual não se consegue emprego particular. Não só eu mais os colegas que estão na mesma situação. Clamamos pela nossa Efetivação!!!!!!!!!!!!! Que justiça seja feita!

  112. Estou amando trabalhar com as crianças na creche . pois não somos somente auxiliar de crehe, somos també educadores, pois alémdos cuidados de higienes. Também passamos para eles valores ,carinho e amor. bem como comportamento na hora de comer , ir ao banheiro lavar as mãos, tomar banho, pentear cabelo……..E nas brincadeiras saber compartilhar com os coleguinhas .
    Valores como respeitar o direito do outro , saber falar um de cada vez.
    Articular as palavras de forma correta e mais……………………………………

  113. Eu também fiz o concurso para agente auxiliar de creche em 2007.
    E fui chamada no dia 4 de julho de 20012 como contratada. Fui na Prefeitura assinei meu contrato. Fui na nona cre e ele s me encaminharam para a Creche Serafim Sofia, Em um sub bairro de Campo grande , RJ, Bairro Cosmos.Trabalei atté o dia 12 de julho;isto porque a diretora da creche Serafim Sofia, em reunião costumeira com todas auxiliares de creche anunciou que tinha 2 vagas para creche Raul Cortes. Portanto como moro perto da creche Raul cortez, achei que seria conveniente ser transfirida para a mesma , então fomos eu e mais outra auxiliar de creche . Me apresentei na creche Raul Cortez no dia 11 de julho, mas só comecei a trabalhar no dia 15 de julho (segunda feira) , a diretora da creche Raul Cortez me encaminhou para trabalhar no berçario (turma cinquenta). para cuidar de 25 crianças de um aninho. Esta sala tinha que ter tres auxiliares de creches, só que na semana apos o recesso ,tinhamos apenas eu eoutra . Para darmos banho, enxugar botarmos roupa, dar comida,pentear cabelo,enfim todos os cuidados necessários que cabia a nós auxiliares de creche, e mais ainda preencermos as agendas isto é,fazermos o relatóriode tudo que aconteceu a tarde (das 13 as 17hs). Só que tudo de errado que acontecia era tudo jogadosobre minhas costas.E aí começaram a me trocar de sala , quando eu estava aprendendo o nome de cada criança , e pegando o ritmo da rotina da sala a direção me mudava de sala, sem nem me explicar o porque, e com isso eu estava ficando muito preocupada, até que um dia cheguei na direção e perguntei em que salaq eu iria ficar? Então a adjunta da creche falou que eu iria ficar em baixo na turma quarenta e tres. Eu fiquei muito feliz pois ai eu poderia fazer um bom trabalho por ter maior intimidade com as crianças desta sala. Eu amei a trabalhar nesta sala, pois se tratava de crianças de dois anos e meio até crianças de tres anos. E minha maior referência nesta creche era as crianças;pois quando eu passava no paátio e nos corredores as crianças começavam a chamar o meu nome. As crianças da turma ao qual eu traballhei, ja estavam acostumadas comigo. E tudo que eu fazia com as mesmas, banho, auxiliar no jantar, nolanche……cantar musiquinhas,hitorinhas era com muita alegria e carinho pois tratava-as como se fossem meus filhos. Até na hora de limpa-las quando iam ao banheiro a auxiliar de creche o qual eu trabalhava falava:_ Titia estão lhe chamando la no banheiro, e eu pacientemente e com toda boa vontade, parava oque estava fazendo e ia para o banheiro limpar a criaça.
    E aconteceu qu no final do ano de 20012, a auxiliar de creche começou a me desrespeitar, pois sou uma senhora de cinquenta e quatro anos. E a mesma começou a me faltar com respeito: e como ela não saia da secretaria, a professora rsponsável desta turma criou maior amizade com ela. E eu quando fui pra la o meu objetivo era fazer o melhor por aquelas crianças . Seja passar valores para elas que as mesmas não tinha acesso. por serem crianças de família carente . Não sei dizer por qual motivo a auxiliar de creche que trabalhava comigo começou a falar comigo como se fosse minha chefe e a mesma não passa de uma mera contratada assim como eu, e que começou a trabalhar em setembro de 2012. E que continuava me desrespeitando , E eu que não tenho “malícia” não entendi o que ela estava querendo.DEi-lhe um fora no pátio da creche que até a diretoria ouviu. E eu pensei assim como a direção não me perguntou nada, então eu não ia falar nada…………… Como já estava no final do ano, teve festa e a direção procedendo normal comigo eu pensei que estava tudo bem.
    No dia 21 de dezembro a adjunta desta creche me deu uma circular vinda da Prefeitura notificando que o nosso contrato seria seria prorogado por mais dois meses ,e que teríamos que comparecer lá na refeitura no dia 07/01/2013 as doze horas. Aconteceu que no dia 07/01/2013 as 8:15 eu liguei para a creche Raul cortez, e quem me atendeu foi a agente de portaria e eu falei que queria falar com a adjunta, e a porteira falou que ela estava lá,mas que não estava na secretaria. Portanto eu pedi a mesma que transferisse o recado. E fui para a Prefeitura renovar meu contrato; chegando lá encontrei com as outra auxiliares da outra creche o o quql ja trabalei, ai trocamos experiências ,conversamos bastante . Quando deu meio dia a chefe de departamento da sala 147 chamou o nome de todo mundo ,menos o meu. Ai eu fui perguntar porque ela não havia chamado o meu nome,ai ela pro curou no horario das duas horas, e o meu nome também não estava.
    Ai ela falou diante de ” TODOS” em bom e alto tom:
    _ o seu problema é com a direção, e se elas não te querem lá; não é do nosso interesse renovar o teu contrato. Eu não esperava por isso! Que eu fiquei sem ação , o que me restou foi procurar um banheiro pois só me deu vontade de chorar . Graças a Deus que a minha filha não entrou junto comigo na sala e não viu este constrangimento,o qual eu passei. Pois a mesma so tem 13 anos.
    Liguei prontamente para acreche Raul Corteze, e falei com a diretora que eu não esperava isso delas!
    E ela falou que lhe pediram um relatório e ela escreveu a verdade e que não sabia que ele iriam me demitir”Santa ingenuidade” né!!!…………………………………….. Estive na ouvidoria da nona cre e relatei todo o episódio ,pois fiquei muito revoltada por ser tratada daquela maneira! E também se elas da direção sabiam que o meu contrato não seria renovado poderiam ter me avisado . elas usaramuma contratada como eu para me avaliar ,e se ela estava com raiva porqu eu lhe dei um fora;simplesmente ela falou a verdade dela.

  114. Cris marques

    Oi, fiz o concurso em 2007, é a um ano atras fui chamada, sendo que só soube agora pois estraviaram minha correspondência, será que ainda tenho chance? e como faço pra correr atras disso?

  115. ADRIANA SIMONE SANTOS

    TINHAMOS QUE FAZER UMA GREVE GERAL,POIS SEM AUXILIAR DE CRECHE,AS UNIDADES PASSARIAM A NÃO FUNCIONAR,E ASSIM TALVEZ NOS OLHARIAM COM BONS OLHOS NOS DANDO O QUE REALMENTE NOS É DE DIREITO. MUITAS DAS VEZES ME SINTO COMO UMA ESCRAVA CUIDANDO DOS FILHOS DOS OUTROS SEM UMA REMUNERAÇÃO EQUIVALENTE AO MEU TRABALHO.POIS SE POSSO DURANTE 9 MESES ASSUMIR O LUGAR DE PROFESSOR CONCURSADO, TERIA QUE REWCEBER O MESMO SALÁRIO.GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL.TEMOS QUE DEIXAR UMA COISA BEM CLARA SEM ESTIMULADOR AS CRECHES NÃO FUNCIONAM.

  116. monique da silva tavares

    devido a essas insatisfações gostaria de saber se algum amigo gostaria de fazer permuta da prefeitura do Rio para teresópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*