Sim, alguém defende os professores…

Pois é, parece uma cena rara. E é.

Então aproveitem.

Nem vou comentar aqui o teor do discurso, pois ele já diz tudo.

Absurdo.

O detalhe é que somos – os professores – tantos, que poderíamos ter uma força política enorme.

Poderíamos colocar e retirar um presidente.

E por que não fazemos?

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

9 thoughts on “Sim, alguém defende os professores…

  • 02/02/2010 em 10:27
    Permalink

    Emocionante, Declev!!!!
    Vou repassar para minhas listas pois acho que todos deveriam ouvir esse belo e verdadeiro discurso!!!
    Obrigada por postá-lo aqui!
    Beijos,
    Regina.

    Resposta
  • 03/02/2010 em 00:33
    Permalink

    Por que não fazemos? Porque o professor é o lobo do professor.
    Parabéns pelo achado! Vou divulgar também, com os créditos.
    Abraços

    Resposta
  • 03/02/2010 em 10:45
    Permalink

    O que sentir após ouvir isso? Alento? O sentimento que surge é de humilhação porque estamos nos permitindo chegar a esse ponto.Não há forças mais para a luta e nem uma postura de resistência. Complicado.

    Resposta
  • 03/02/2010 em 13:45
    Permalink

    A força política dos professores pode ser enorme… a fonte de boa parte das informações dos alunos vem dos professores. Um único professor é um formador de opinião de várias pessoas.

    Resposta
  • 10/02/2010 em 21:00
    Permalink

    Caro Declev!
    Acompanho há algum tempo seu ótimo “Diário do Professor”, grande iniciativa de alguém que ousa dizer o que é preciso ser dito acerca da profissão docente.No entanto, ao ver o vídeo me senti apavorado pois até que ponto pode chegar a demagogia, a boa retórica utilizada pelo “excelentíssimo” vereador Gabriel Chalita. Explico: Este senhor é de fato um grande talento na velha arte da persuasão, embora adore citar o velho mestre Sócrates está mais para Górgias e seus discípulos, pois na época em que foi secretário da Educação do Estado de São Paulo na gestão Geraldo Alckimin(PSDB) atacou sistematicamente a categoria.Esse ex-quadro do partido tucano – fiquei surpreso em saber qu migrou para o PSB – fez parte do grupo político que desde 1995 governa o Estado de São Paulo e ataca o professorado.Imagino que os ataques ao “monstruoso” governador José Serra se deva à luta travada no interior do partido tucano para saber quem tem mais poder no Estado, ou seja, Alckimin ou Serra.Mas ambos compartilham do mesmo tratamento dado à educação, portanto não se iludam com o discurso, pois como já disse o autor bebe na fonte do que pior surgiu na Grécia clássica e é um grande talento da peitho. Realmente estou indignado, pois sou professor da rede pública de ensino de São Paulo e não posso ouvir tais palavras sem profundo mal-estar. Desculpe-me pelas palavras de insatisfação e continue com o seu belo trabalho neste ano de 2010. Um abraço!

    Resposta
    • 10/02/2010 em 21:36
      Permalink

      Oi Ricardo,

      Eu que agradeço sua retificação. Realmente, não podemos conhecer todos as bestas que circulam pelos bastidores políticos do país.

      Se me permitir, eu poderia inclusive fazer um novo artigo anexando o seu comentário, para deixar as coisas bem claras, pois aqui do Rio acompanhamos com pesar os absurdos que vêm sendo feitos na antieducação de São Paulo.

      Nós, inclusive, “importamos” bestas de SP, como a nossa (não)querida secretária de educação, cláudia costin, que veio cheio de “inovaçoes”, todas logicamente bem pagas a ONGs paulistas…

      Abraços.

      Resposta
  • 17/04/2010 em 22:42
    Permalink

    Todos nós professores deveríamos não esquecer que esse Chalita foi secretário de educação do estado de Sâo Paulo. E Converse com professores da rede estadual de São Paulo para ver quem é o Chalita.
    Virou santinho agora? Duvido!

    Resposta
  • 05/05/2010 em 05:20
    Permalink

    Ele é do PSB, partido que paga os piores salários para os professores no nosso pais, será que ele sabe disso? tadinho tão INOCENTE. Veja o que o presidente do partido dele está fazendo conosco:Em Pernambuco Professor com 20 anos de Profissão e Mestrado ganhará menos que Merendeira
    Criamos estas tabelas comparativas, entre os salários dos professores(150 h/a), Assistentes Administrativos e Auxiliares Administrativos, com suas respectivas formações e tempo de serviço.Incluimos a Gratificação de Magistério para os Professores e o 207 para as demais categorias.Nestas tabelas percebemos claramente a “valorização” que a partir de Junho o Governo do Estado dará aos Professores.Não seremos só o pior salário para Professores do Brasil, também seremos o pior salário pago a um profissional com nível universitário em nosso País.Parabéns Governador e Srs. Deputados, vocês conseguiram piorar um pouco mais a nossa situação. Um exemplo: Um PROFESSOR com MESTRADO e 20 anos de Trabalho ganhará menos R$ 13,56 que uma Merendeira com o mesmo tempo de serviço. O que o Governo com o respaldo de 34 fez, acabou com os sonhos de muitos jovens que pretendiam ingressar no Magistério Estadual acreditando que poderiam ter uma vida digna com uma profissão que é tida como uma das mais nobres por todos aqueles que têm um mínimo de consciência política e percebem que Desenvolvimento sem Educação não existe, que o digam as potências globais, que coincidentemente alavancaram suas economias após reformas importantes em seus sistemas Educacionais, principalmente com Valorização dos profissionais da área. O poeta falou que eles estão surdos.Mas, se vivesse em Pernambuco acrescentaria que estão cegos e loucos também.

    Augusto Souto
    professor-Garanhuns.

    veja no nosso blog a tabela completa.
    http://www.educacaoelutape.blogspot.com

    Solicitamos do prezado Companheiro de blog
    que esta vergonha seja divulgada.

    Resposta
  • 08/05/2010 em 21:29
    Permalink

    Caro Declev Reynier Dib-Ferreira,

    Quero parabenizá-lo pela construção deste Blog. Diferentemente de grande parte dos professores você se dedica à profissão e busca soluções para os problemas.
    No entanto deixo aqui um humilde apelo de um aluno. Por favor, tenha cuidado ao publicar artigos que generalizem o que , na verdade, possa ser o que não é o todo. Desta forma, você pode estar inevitavelmente rotulando todos os alunos. Entendo, mesmo que superficialmente, as enormes dificuldades de um professor, mas entenda também que nós alunos também temos dificuldades na escola, por exemplo, quando nos deparamos com um professor que não quer dar aula, mesmo assim não escrevemos artigos degradando a figura do professor.
    Entenda que é terrivelmete igual deparar-se com uma sala de alunos desinteressados em uma escola como deparar-se com um funcionário que não quer exercer a sua profissão em sua totalidade, de forma responsável, no seu local de trabalho. Ora, então se temos o aluno ruim e o professor ruim, a culpa não é do aluno nem do professor, mas sim dos ruins, dos irresponsáveis, do bando de inconsequentes que não exercem a sua respectiva função.
    Não estou dizendo para você calar, apoio inteiramente a denúncia para que haja a discussão e a resolução dos problemas, mas para ser mais justo, e mostrar a podridão de todos os lados.
    Espero que não tenha sido muito agressivo, não era minha intenção. E deixo aqui a minha admiração por você e seus artigos, que são excelentes.

    Abraços,
    ALUNO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *