VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental… meu filho nasceu!

Pois é… acho que é o mais perto que eu posso chegar de uma gravidez. Com a exceção de que a barriga não diminuiu… rs.

Foram meses, mais especificamente e exatamente 9 meses até que ele fosse realizado.

Nunca sofri tanto na minha vida, posso dizer sem receios.

Nunca me aborreci tanto, posso dizer sem receios.

E não me perguntem se estou arrependido… pois não saberia o que responder.

Sei que foi.

  • Mais de 7 mil m2 de cobertura construída.
  • 4 dias.
  • Cerca de 3 mil participantes de todo o país.
  • Cerca de 12 mesas redondas.
  • Cerca de 100 mini-cursos e oficinas.
  • Cerca de 20 jornadas Temáticas.
  • Cerca de 10 Encontros Paralelos.
  • Diversos documentos gerados.

Hoje ainda ando envolvido com prestação de contas de dinheiro que já saiu; com tentativa de liberação de dinheiro que não saiu; e com a produção de centenas e centenas de certiicados…

Muitos e muitos problemas foram superados para que o evento acontecesse – e esses de agora também o serão.

Algumas informações sobre o fórum vocês conseguem em três endereços principais:

  • No SITE do evento
  • No NING do evento (espaço aberto e colaborativo, sempre atualizado)
  • No site do Observatório Humano-Mar (que fez uma ótima cobertura em vídeo)

No VI Fórum foi gerado um documento, batizado de Carta da Praia Vermelha, que tem a pretensão de fazer chegar aos governantes os nossos desejos, apreensões e exigências em relação às políticas de educação ambiental no Brasil.

Bom, o VI Fórum bombou. É só dar uma perguntada ao deus google, pra ver que tá espalhado por aí.

E apesar de alguns maleducados acharem que são meus patrões só porque pagaram a inscrição, tenho recebido muitos elogios por email, que têm me deixado feliz e emocionado:

O evento foi um sucesso e parabéns pela organização;

Tenho que elogiar a eficiência de vocês, pois quando solicitei  os meus certificados em caráter emergencial, vocês foram de uma agilidade incrível!

Eu é quem gostaria de agradecer por terem preparado tão bem o nosso grande evento de EA. Parabéns pelo ótimo trabalho!

Antes de tudo, agradeço imensamente pelo Forum organizado por vocês. Lindo! Emocionante, riquíssimo! Comentando com meu parceiro de trabalho sobre as reverberações, desconstruções e emoções experimentadas durante o Forum, ele me disse que seria ótimo termos um forum desses por mês! Verdade!!!! Recebi mil informações que fizeram meus pensamentos tomarem um rumo, encontrarem um sentido, meus desejos tomaram forma e encontraram um caminho. É um processo de desconstrução, de uma nova compreensão de tudo, até mesmo do significado e sentido das palavras e dos atos. Jung teria delírios de prazer se eu contasse meus sonhos (durante o sono) dos dias do Fórum, em que voltei a sonhos antigos, sonhados repetidas vezes, e descontruí os padrões contidos neles. Fiquei impressionada! Muito bem impressionada! Minha essência de ser entrou em contato com a unidade do mundo verdadeiramente.

Olá Declev, parabéns pelo forum. Temos ciência que a realização foi uma força concentrada da enorme equipe participante,mas entendemos que se a coordenação não funcionar, não há equipe que sobreviva.

O Fórum foi bastante enriquecedor para mim, porque comecei a trabalhar com Educação Ambiental no ensino formal e informal. Agradeço a todos que estiveram à frente ou que colaboraram com a organização do evento, mas muito especialmente a ti, porque sei que estivesse 100% envolvido.

Agradeço a todos, imensamente, pelo apoio que nos foi dado.

O próximo já se definiu que será na Bahia, em 2011.

Quanto a mim… Estou de volta à vida.

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

5 thoughts on “VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental… meu filho nasceu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *