Diário – 25/06/09

A aula começa, teoricamente, às 7:10h.

Por conta do horário do ônibus as aulas começam 7:30h – aqui não ganhamos difícil acesso, mas é.

Isso quando tem professor, pois a grande maioria não chega no horário – nem os alunos.

Quando eu venho, chegamos eu e mais uns dois neste ônibus das 7:30h. Só. Os outros chgam mais tarde, ou seja, quase no final da primeira aula – os alunos também.

Ãhn? Quê? E quem tem carro?? Chega atrasado também.

Deve ser por causa do ônibus…

Hoje entrei em sala às 7:30h e alguns alunos já estavam dependurados na janela quebrada tacando coisas para fora, enquanto outros – de outra turma – estavam do lado de fora tacando coisas pra dentro. Que lindo!

Em determinado momento voa para dentro de sala, pelo buraco do basculante quebrado, uma garrafa Pet. Vai ver, eles são “ecológicos”, porque reutilizaram a pet como objeto de violência. Que bonito!

Após algumas manifestações de minha parte para que saíssem da janela, e com a fuga dos que estavam do lado de fora, eles sentam.

Pingam os outros alunos até umas 7:45h, quando efetivamente começamos a aula, que termina às 7:55h.

Faço a chamada, olho dois ou três cadernos, dando vistas no exercício.

A outra professora pergunta se eu posso “segurar” até as 8h. Posso.

Antes das 8h escuto algumas acusações de “roubo” de caneta, borracha e um anel (que um ‘amigo’ da furtada estava sentado em cima).

Oito horas a aula acaba e vou para outra turma.

Declev Reynier Dib-Ferreira

Professor (ainda)

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

2 thoughts on “Diário – 25/06/09

  • 27/06/2009 em 19:26
    Permalink

    Amigo Declev
    Li seu artigo e, como sua companheira de profissão, e, especialmente de escola, sinto-me levada a comentar um aspecto que particularmente me toca.
    As aulas, realmente começam às 7:30, por absoluta falta de quorum: de alunos, professores e funcionários.
    Eu tenho carro, bem sabes. No início do ano me predispuz a chegar no horário, e realmente o fiz. e, por diversas vezes, junto com a Carla, fiz companhia ao zelador.
    Nada contra novas amizades, o problema é que fiz concurso para professora, não para porteira. Dessa forma, resolvi engrossar o cordão, e começar as aulas, impreterivelmente, às 7:30.
    Bjs

    Resposta
  • 26/08/2009 em 10:00
    Permalink

    Declev , olá !
    Sei que é sério , porém não pude conter meu sorriso por toda a leitura deste seu apontamento !
    A coisa virou piada !
    Abraços à todos !
    Somel Serip .
    somelserip@gmail.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *