Viajando pelo mundo e falando mal do Brasil

Bom, amigues, me desculpem, mas os posts serão um pouco espaçados, pois estou viajando. Tinha que tirar uns dias pra me refazer deste ano. E os dias serão muitos e muito longe de casa. Nem sempre terei acesso à internet, o que dificultará um pouco. Mas farei o possível.Farei uns comentários da viagem, o que creio que será interessante. Não consigo me desfazer da visão de crítico que procura uma melhora do lugar onde vive. Portanto, os posts serão comparativos entre a Europa – por onde passarei por 10 países – e o Brasil, este monstro que cisma em ser desenvolvido não passando de um “caboclo querendo ser inglês”.Estou agora em Portugal, mais precisamente em Coimbra. Cheguei a Portugal pelo aeroporto do Porto. Lá dentro mesmo peguei um metrô. Veja: no aeroporto peguei um metrô! Ô caramba! Integração! Metrô no aeroporto… só Brasil que não tem.

Você compra um ticket na máquina e, dependendo de quanto paga, tem X horas para andar. Ouça o que te direi: não tem roleta! Não tem roleta! Não tem roleta! Você compra também um cartão que tem que validar antes de entrar. Senão, 85 euros de multa. Sem jeitinho brasileiro.

Detalhe: a passagem que comprei dá pra 1:15h também nos autocarros (ônibus)! Integração!

Da estação do metrô direto para estação do combóio (trem). Ãhn? Do aeroporto direto pro metrô e do metrô direto pro trem??? É gajo, integração! Fui pra Coimbra. Trem de uma cidade a outra? Esses europeus são uns malucos!!!

Na viagem sabe o que eu percebo? Pouco cimento! Sim, pouco cimento nos quintais das casas. Os quintais têm hortas. Todos têm um pedaço com couve, outro com árvores frutíferas, outro com nabos. Até mesmo em Coimbra, cidade, urbano, nas áreas dos apartamentos térreos você vê árvores e mais árvores carregadas de frutas. Até mesmo nas ruas.

Pena que no Brasil tenhamos pouca terra, poucas árvores frutíferas, pouco sol e pouca chuva… senão, já imaginou? Ao invés de metermos cimento nos quintais, poderíamos plantar!!!

Pra terminar minhas primeiras impressões, os ônibus (ou autocarros) de Coimbra. Sim senhores e senhoras… ônibus! Não aquilo que temos espalhados pelas cidades do Brasil. Pense no melhor ônibus que há por aí. Aqui o sistema é melhor.

Comecemos por onde…? Passagem. A passagem custa 1,50 euros, mas se você pagar ao motorista. Se compra um cartão com 11 passagens, paga 6 euros. Ou seja, sai a 55 centavos! Desconto se você paga muitas de uma vez, entende o que é isso?

No famigerado Rio de Janeiro, o excelentíssimo governador lançou com estardalhaço um cartão que custa 40 reais. A passagem do Rio custa 2 reais. Sabe pra quantas passagens dá o cartão? Vinte! Ãhn, você me pergunta… vinte? Quer dizer que nós pagamos ao empresário 40 reais adiantados, em dinheiro, e não recebemos nenhum desconto? Bingo! Estás me acompanhando?

E vejam isto, caboclos: o ônibus é bem baixo. Ônibus baixoNo Brasil é a uns 60 centímetros do chão, obrigando algumas pessoas a entrar com extrema dificuldade, até mesmo de joelhos, como eu já vi. Sabe por quê? Porque no Brasil eles são feitos em eixo de caminhão! É mole? E por aqui, quando ele pára pras pessoas descerem ou subirem, ele abaixa, ficando rente ao chão. Ãhn, abaixa? Sim, amigues, abaixa. E todos – todos – têm lugar pra cadeiras de rodas; alguns com rampa. Cidadania? Respeito? Sei lá, podes chamar do que quiseres.

E, repetindo, aqui não tem roleta. Os lugares não têm roletas; nem nos ônibus, nem no metro que eu disse que peguei antes. Você entra, paga – ou mete na máquina o seu cartão – e entra. Pronto. O motorista te viu fazer isso. Pra quê roleta? Pra controlar o rico dinheirinho do empresário? Ou porque são todos safados no Brasil, uns querendo roubar os outros e ninguém respeitaria? Você escolhe.Vendo os horários dos ônibus - que funcionam!

Painel eletrônico com os horários dos ônibusPra terminar: os ônibus aqui têm horários certos pra passar! Sabe aquelas linhas que rodam pela cidade? Aquelas que podem chegar ao ponto onde você está em 1 minuto ou mesmo em 1 hora? Aqui têm horários certos. Nos pontos de ônibus existem placas com os horários que eles saem dos pontos de partida, e você pode calcular quando vão passar. E alguns ainda têm painéis eletrônicas dizendo quanto tempo falta para tal e tal linha passar por ali.. E sabe o que acontece? Não? Adivinha… Sim senhoras e senhores: eles passam! Certinho! Pasmem.

Vocês acham que o que construímos é um país, ou um aglomerado de gente? Falar bem do Brasil também é fácil. Difícil é fazê-lo bom de fato.

Até a próxima.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

15 thoughts on “Viajando pelo mundo e falando mal do Brasil

  • Pingback: Viajando pelo mundo e falando mal do Brasil · Bingo News

  • Pingback: Declev via Rec6

  • 31/12/2007 em 03:46
    Permalink

    Adorei…só queria que nossos governantes lessem isso…pena que eles só “se governam” e desgovernam as nossas vidas!

    Resposta
  • 31/12/2007 em 19:02
    Permalink

    Cuidado com o complexo de inferioridade de colonizado, Declev!

    Em primeiro lugar, é bom não esquecer que são apenas 11 milhões de portugueses, em um país do tamanho do Estado do Espírito Santo…

    Em segundo, que essa “civilização” toda foi em grande parte financiada com o que se produzia aqui em Pindorama…

    Resposta
  • 01/01/2008 em 11:02
    Permalink

    Concordo com você João. Inclusive podemos dar vários outros argumentos em relação a isso: são centenas de anos à nossa frente (não tivemos idade média), tem muito e muito dinheiro entrando aqui da União Européia…. inclusive de uns 15 anos pra cá muita coisa por aqui mudou por causa disso.

    Mas nenhum destes argumentos desfaz o que eu disse. Acontece que se são só 11 milhões em um pequeno território, podemos comparar com um estado no Brasil, que arrecada muito dinheiro e não faz jus a tanto.

    Se muita riqueza do Brasil veio parar aqui e ajudou a construir o país, o que fazemos com a riqueza que continuamos a produzir? (Que não é pouca). O meu complexo em relação ao Brasil é justamente ao contrário: somos grande, rico, mas não soubemos, até hoje, construir um país decente para todos.

    Dinheiro não nos falta, terra não nos falta, conhecimento, sabedoria, inteligência não nos faltam… Só falta fazer.

    Abraços.

    Resposta
  • 02/01/2008 em 10:25
    Permalink

    Eu diria que falta uma coisa muito importante, Declev: respeito pelo próximo, também conhecido por “boas maneiras” e, como não podia deixar de ser, “educação”…

    Mas nem tudo são flores na Europa: hoje, o The Guardian publica uma notícia irada a respeito do mau funcionamento das ferrovias britânicas no período do fim de ano e dos transtornos que os atrasos nas obras de manutenção estão causando…

    O que não é, de forma alguma, justificativa para a má adminsitração no Brasil…

    Resposta
  • 06/02/2008 em 18:28
    Permalink

    E’ ingracado e interessante fazer comparacoes do nosso pais com outros paises.
    Eu concordo com o grande gap de deselvolvimento do nosso pais e do fato de estarmos bem atras em varios sentidos. Mas nao poderiamos ter um quadro diverso se infelizmente a maioria faz como voce esta fazendo, criticando e lamentando, talvez voce deveria passar um pouco mais de tempo no exterior e aprender que o seu pais tem muito a oferecer.

    Resposta
  • Pingback: Retornando ao Brasil e respondendo aos comentários | Diário do Professor

  • 22/11/2008 em 11:18
    Permalink

    gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões
    já viagei muitas vezes com a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Sempre tem qualquer cosia que dá errado com eles. Não vou falar aqui sobre dois assuntos de reclamação de mala rasgada porque a ultima é de natureza digna de um brasil com reputação.
    No dia de viagem de palmas para são paulo o balconista de check in não autorizou a despachar a minha bagagem de mão obrigando-me a colocar a mesma na carga adiantando estar com pesso acima do permitido. Mesmo depois de eu retirar o meu notebook e notas de dinheiro, com o peso já reduzido, não autorizou. Mesmo estando viajando acompanhado com minha filha bebé e minha esposa, não autorizou. O vôo estava esperando por mim sendo acompanhado até porta de saída para o vôo por pessoal gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Quando cheguei a são paulo a bagagem vinha com o ziper aberto. Imediatamente chamei um funcionário gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões e abri a mala na sua presença. Roubaram-me dinheiro em cerca de uns R$25,00, roubaram-me um cartão de debito, roubaram-me um DVD player, roubaram-me outras coisas mais. Fiz reclamação com várias entidades da gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões, policia, agencia que fiscaliza as empresas aéreas, etc. Mas a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões nunca me pagou nada, pelo contrários assumiram-se canalhas, ladrões e brasileiro de primeira categoria bandidagem. Por este meio colocarei em tantas páginas de internet, jornal e outros meios esta noticia para alertar o pessoal a não viajar com gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões

    Resposta
  • 22/11/2008 em 14:55
    Permalink

    Oi, Falando da Merda,

    Isso acontece também com muitas outras companhias. Umas te tratam melhor em certas ocasiões, outras não.

    Mas estes serviços são sempre complicados.

    Te aconselho a entrar com um processo nas pequenas causas. Temos que fazer sempre isso e não deixar passar.

    As reclamações são sempre importantes, mas acabam ineficazes.

    As pessoas – e eu – compramos e viajamos pelo preço. Se a Gol, linhas aéreas sem inteligência e ladrões tiver o melhor preço, leva.

    Abraços.

    Resposta
  • Pingback: Ou fazemos algo rápido, ou as pessoas ainda estarão nos chamando de ECOCHATOS enquanto a Terra acaba | Diário do Professor

  • Pingback: Nada fica incólume a nada, tudo tem ligação com tudo. E o que fazemos nós sobre isso? « Filosofia Barata

  • 10/06/2011 em 13:59
    Permalink

    eu acho que esta rincha entre PT e BR e uma bobeira e na realidade da arte do Brasil nao existe nada disso. PORTUGAL que nao gosta de Brasileiros e comeso com esta cena toda vçs tem que ver uma cena si as Brasileiras sao putas a Puta mestre(mae) e portugal porque foi os PT que descobriram o Brasil e os brasileiros naceram dos portugueses.e si existe malandragem no brasil e cua e dos portugueses,si eles tivesem tratado os escravos como gente como seres umanos eles nao tinham si revoltado e nao averia criminalidade no Brasil asim.inveja do Brasil e foda

    Resposta
    • 10/06/2011 em 17:39
      Permalink

      Oi Kanadia,

      E lá se foram mais de 500 anos.

      Não tá na hora de nossos defeitos serem nossos não?

      Abraços,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *