Reflexões sobre uma experiência em educação ambiental na escola

Este artigo que posto aqui foi escrito em 2002. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas lendo-o, achei ainda pertinente e atual. O fiz para apresentação em um encontro de EA, mas não pude ir ao encontro e ele não foi apresentado e publicado. Publico-o aqui então.

Faço uma reflexão sobre um trabalho de educação ambiental que realizei numa escola – na qual já não estou há dois anos – que foi bem interessante. Desenvolvi lá um projeto que durou mais de 4 anos, com diversas atividades.

Relato um pouco uma delas e contextualizo com a literatura, especialmente os PCNs e a Lei de EA.

Divirtam-se.

Implantação da EA na escola.pdf 

——————————————————————————————

Na mesma linha:

a) Professores apresentam projeto de EA

b) Projeto em escola

——————————————————————————————

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

14 thoughts on “Reflexões sobre uma experiência em educação ambiental na escola

  • Pingback: Declev via Rec6

  • 14/12/2007 em 01:03
    Permalink

    Hey!…. i was searching for paige davis legs and i came across your post and it is definitely the most sensible thing i have seen in a long time, and in my opinion you got something good going here, i have to get my friends to subscribe to your post about nnial 2007 – salvatore iaconesi – del.icio.us poetry.

    Resposta
  • 14/12/2007 em 23:37
    Permalink

    Lendo seu artigo (é claro que eu vou dar um “copia & cola” em pelo menos um trecho dele…:), eu ressalto um dos que eu reputo o (talvez) maior problema enfrentado pelos professores: a maior parte do tempo do professor deveria ser empregada fora da sala de aula, preparando as aulas, em reuniões com os outros professores para coordenar projetos multidisciplinares e – por que não? – em intervalos não muito grandes, em cursos de atualização e extensão dos próprios conhecimentos.

    Fica caro?… Fica. Mas a compensação em termos de qualidade é mais do que vantajosa.

    PS: Caramba! “Spam” nos comentários!… Ninguém merece!…

    Resposta
  • 15/12/2007 em 22:00
    Permalink

    Pois é João. Eu conheço um professor que dá 80 aulas por semana! Sabe o que é isso? É manhã, tarde e noite de segunda à sexta e ainda no sábado! É um bom professor, mas projetos interdisciplinares…

    Resposta
  • 08/03/2008 em 20:51
    Permalink

    Olá! faço curso de administração com ênfase em gestão ambiental, estou terminando e tenho que apresentar minha monografia que tem como tema a viabilidade de implementação da educação ambiental nas escolas municipais da minha cidade, gostaria de esar reebendo material para estar me ajuando.Obrigada.

    Resposta
  • 09/03/2008 em 18:18
    Permalink

    Olá Renata. Qual a sua cidade? Ela tem experiências em EA nas escolas? Você está começando a monografia, ou já tem alguma coisa? Quem é o seu orientador?

    Respondendo:

    Tenho alguns artigos pessoais sobre o tema, ali no item “01 – trabalhos acadêmicos”.

    Nos itens “03 – educação ambiental” e “11 – documentos importantes” você encontra outras fontes boas para o estudo.

    Estou sempre colocando novos links, novos posts e novos artigos. Fique de olho.

    Além disso, posso indicar alguma bibliografia básica.

    Isso ajuda?

    Abraços.

    Resposta
  • Pingback: O conhecimento de sua região e a construção de uma maquete | Diário do Professor

  • 16/04/2008 em 16:01
    Permalink

    olá, achei espetacular o material deste site Sou estudante de Nutrição e gostaria de receber emails de vcs. Obrigada

    Resposta
  • 16/04/2008 em 22:45
    Permalink

    Olá Valéria, obrigado,

    Cadastre-se para receber os artigos. Digite seu email lá em cima, no campo “assine”. Você receberá um email de confirmação (em inglês).

    Abraços

    Resposta
  • 30/07/2008 em 22:01
    Permalink

    Olá! Tive a oportunidade de ler seu material falondo sobe EA e achei ótimo, pois estou no útimo período do curso de Geografia e estou coletando materiais para o meu TCC e que será sobre Educação Ambiental. Estes artigos me ajudarão muito a definir o meu trabalho. Muito Obrigada!!!

    Resposta
  • 01/09/2008 em 16:09
    Permalink

    Oi, Declev

    Li seu artigo e fiquei interessada. Sou acadêmica do 6º Período de Saneamento Ambiental no CEFETGO. Meu projeto de conclusão de curso (TCC) é sobre educação ambiental aplicada no consumo e descarte sustentável de sacolas plásticas, gostaria de saber se você conhece alguma bibliografia que poderia estar me indicando, e como faço para achá-la. Desde já muito obrigada!!

    Resposta
  • 04/09/2008 em 18:23
    Permalink

    Oi Laura,

    Especificamente sobre sacolas plásticas não tenho uma boiliografia, mas sei que há alguns textos e artigos rolando por aí.

    Aqui no blog você pode encontrar alguns textos meus, na coluna da direita, em “trabalhos acadêmicos”. Sugiro especialmente a leitura dos dois últimos capítulos de minha dissertação de mestrado.

    E mais abaixo você encontra uma categoria de links denominada “lixo”, onde, em primeiro lugar, há uma bibliografia sobre o assunto, além de links para diversos outros lugares onde você pode encontrar informações.

    Por fim, o Philippe Layrargues tem bons textos sobre o assunto, assim como o Emílio Eigenheer.

    Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma coisa, me escreva.

    Abraços.

    Resposta
  • 07/03/2010 em 17:32
    Permalink

    Achei muito interesante seu tema de estudo.
    Etou fazendo o TFC sobre ONG DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL e gostaria de saber se você possui outros endereços eletronicos que posta assuntos similares a esse. Seria muito útil para o desenvolvimento do meu trabalho. Agradeço.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *