Sou contra a priorização da matemática e do português!

Dando continuidade às reflexões iniciadas em O que é uma boa educação?, venho dizer, novamente, que não entendo e não concordo com a priorização do ensino da Matemática e Português no currículo da escola brasileira, ao menos do jeito como é feito.

Falar em ensino no Brasil, é falar do ensino do Português e da Matemática. Sei que são inúmeros os fatores que influenciam no resultados de nossos alunos, mas uma coisa é certa: não está dando certo. As crianças passam pela escola 8, 9, 10 anos e saem sem saber ler ou escrever direito e extremamente deficientes com os números.

Estão aí diversos testes e estatísticas que comprovam este fato:

a) ARGH!

b) Çocorro!

c) É nóis!

E isto apesar destas disciplinas serem privilegiadas desde o ingresso da criança na escola. O objetivo das primeiras séries – ou ciclos – é que a criança adquira os conhecimentos necessários para a leitura, a escrita e a matemática. No entanto, continuamos recebendo, desde sempre, na 5a série – ou no seu correspondente em ciclo – com exceções, hordas de alunos que não lêem, não escrevem, não matematizam!

Esta priorização continua por todos os anos escolares. Sempre há mais tempos dedicados a elas do que às outras (cerca de 50% para elas). E, mesmo assim, os resultados não são melhores, sendo responsáveis estas duas, inclusive, pela maior parte das reprovações.

Talvez seja o momento de repensarmos nossas priordades. Não nego a importância destas disciplinas, mas sim exalto a importância das outras, desvalorizadas.

Desde muito tempo sabe-se, por exemplo, da correlação entre a música e a matemática. Veja que interessante.  (Para quem quiser saber mais)

Fala-se tanto hoje em dia sobre a interdisciplinaridade, mas não a praticamos, valorizando disciplinas ditatorialmente, dizendo qual delas é mais impotante, ao invés de nivelá-las à mesma importância, estimulando a interação entre elas.

Ainda voltarei a este assunto mais vezes, mas aguardo comentários para enriquecer as idéias.

——————————————————————————————

Dindin:

a) Só pra não dizerem que tenho implicância com a matemática, separei uma página de livros sobre o assunto, para quem quiser se aprofundar e comparar os preços de alguns (Bondfaro)

b) E pra não ficarem com ciúmes, o mesmo fiz com o nosso idolatrado salve salve Português!

——————————————————————————————

Na mesma linha:

a) Laboratório de Ciências ? Pra quê??

b) Culpa nossa!

c) Tamos fu…

d) Yoga na escola

e) O ensino da gramática mata o prazer de ler

——————————————————————————————

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

6 thoughts on “Sou contra a priorização da matemática e do português!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *