Uma experiência de educação ambiental na escola

Coloco aqui um trabalho meu sobre o projeto que foi desenvolvido na Escola Municipal José de Anchieta, em Niterói, durante cerca de 4 anos, entre 2000 e 2004.

Este artigo relata a experiência de um projeto de educação ambiental que desenvolvi na escola, com diversas atividades, oficinas, dinâmicas e reflexões sobre a prática.

Publicado na Revista Ambiente e Educação, v.7: 105-114, 2002 – Editora da Furg – Rio Grande – RS.

Divirtam-se:

A pedagogia de projetos e a educação ambiental na escola.doc

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

19 thoughts on “Uma experiência de educação ambiental na escola

  • 27/02/2008 em 13:59
    Permalink

    ola
    achei bastante interessante os artigos disponiveis, embora ainda nao tenha lido todos.
    Sugiro que ao inves de posta-los como arquivo do word, transforme em algum tipo de arquivo protegido, doc ou pdf, para segurança do seu texto e evitar plagio etc. no word mesmo pode-se converter em arquivo protegido (doc) e no caso de desejar pdf, precisa de um programinha convertor.
    abços

    Resposta
  • Pingback: O conhecimento de sua região e a construção de uma maquete | Diário do Professor

  • Pingback: Como os projetos podem ampliar o espaço e o tempo da sala de aula | Diário do Professor

  • 20/03/2009 em 17:42
    Permalink

    Ótimo projeto e ações contidas no mesmo.Parabéns.
    Cidadania é assim que se faz.

    Resposta
  • 25/05/2009 em 15:03
    Permalink

    Olá, li algumas orientações que foram muito úteis. Por acaso tem algum projeto desenvolvido em escolas mas por profissionais de ONGs ou órgãos públicos, em parceria com os professores? Sou servidora pública de órgão ambiental e começo a desenvolver projetos em escolas. Gostaria de consultar exemplos.

    Grata pela atenção,

    Natashia.

    Resposta
  • 08/07/2009 em 11:54
    Permalink

    Olá, me interesso muito sobre Educação Ambiental e inclusive sou membro de uma ong ECOFF-Fervedouro(Ecologi de Fauna e Flora de Fervedouro) q atua em minha cidade Fervedouro-MG. No momento estou tentando desenvolver um projeto voltado a Educação Ambiental em escolas; se possivel tem como me fornecer alguns projetos q outras ongs desenvolveram em escolas com o foco em educação ambiental????
    Muito obrigado

    Raoni

    Resposta
  • 14/11/2009 em 18:17
    Permalink

    Sou Univercitára do ultimo ano de Ciências Biologicas e, gostaria de montar um progeto na Escola que eu trabalho, tera que ser na área de preparação do Solo de uma horta, ou como técnicas Agricolas, se for atendida desde já fico muito grata pela ateção amim despensada.

    Resposta
  • 21/05/2010 em 18:15
    Permalink

    ro receber os comentários deste artigo por e-mail

    Resposta
    • 22/05/2010 em 11:48
      Permalink

      Oi Arulo,

      Coloque seu email no campo indicado à direita do blog, e você receberá um email de confirmação, que você tem que clicar.

      Abraços,

      Resposta
  • 30/05/2010 em 20:53
    Permalink

    Amei esse site. Textos e livros muito interessantes. Parabéns!

    Resposta
  • 15/10/2010 em 20:41
    Permalink

    Gostei do seu trabalho q me ajudou a fazer uma amostra na escola que coordeno foi embasado em seu modelo sou grata e te parabenizo pela competência aplicadaem prol do meio amiente pois sou fascinada pela natureza.

    Resposta
  • 24/10/2010 em 16:55
    Permalink

    Sou do estado de Roraima fiquei muito encantada com seus progetos e recentemente assumi uma sala de aula e não tenho muita esperiência sobre progetos pedagogico gostaria que você me enviasse modelo de progetos trabalho numa escola onde os professsores são egoistas e as vezes chego ame sentir sozinha dizem que naõ sou capaz por favor me ajude.um abraço

    Resposta
  • 28/10/2010 em 09:00
    Permalink

    Gostaria de receber projeto escolar para maior conhecimento,na ambiental e outras.Obrigado.

    Resposta
  • 09/09/2012 em 01:05
    Permalink

    Olá, gostaria de modelo de um projeto pedagógico sobre educação ambiental.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *