Quer saber quem somos nós?

Difícil a pergunta né? Tenho colado na parede da sala de ciências (sim! eu tenho uma!!), acima do quadro duas frases: “diga-me com quem andas que eu te direi quem és” e “quem anda com porco come lavagem”.

Uso-as sempre que um aluno vem a mim reclamando do colega. Geralmente é o colega com o qual ele está sempre junto brincando, sacaneando, atrapalhando as aulas e mexendo com os outros. Mas quando um mexe com o outro, reclamam! Nestes casos eu apenas aponto as frases. Eles calam.

Ah, ignaros alunos!! Se soubessem o poder que temos e modificar nossas vidas! O poder que temos que não sabemos que temos mas que tá lá naquela massa feia pra caramba chamada cérebro – ou célebro, segundo eles…

Os cientistas vêm estudando com mais afinco esta massa. E digo-vos, é muito interessante.

Quem tem bons textos, acessíveis aos nossos cérebros sensíveis, é a Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, professora da UFRJ. (veja exemplo de livro aqui, de textos aqui, ou vá direto na fonte).

Um documentário muito interessante, é o “Quem somo nós?“, que tem o 1 e o 2. Pode-se encontrar parte da transcrição do texto do filme, e críticas por aí.

Este PPS é sobre ele. Me desculpe o autor, mas estava na rede sem os créditos.

Por fim, uma outra boa leitura, falando das diabruras que nossa massa neuronial nos prega.

Divirtam-se.

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *