Educação Ambiental e Coleta Seletiva em Niterói

Notícia retirada do saite da FME (tô aí):

Projeto “Coleta Seletiva e Redução do Desperdício” implantado na FME

O Núcleo de Educação Ambiental da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) promoveu hoje (17/10) o Projeto “Coleta Seletiva e Redução do Desperdício” nas dependências da FME. “Setenta e dois coletores de lixo reciclável foram instalados nos departamentos do órgão e os funcionários receberam uma capacitação com o objetivo de orientar sobre esta coleta seletiva”, revela o Secretário de Educação de Niterói e Presidente da FME, Waldeck Carneiro. Os servidores assistiram a uma palestra ministrada por Declev Reynier (Núcleo de Educação Ambiental da FME) e de Teresa Cristina Bernardes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niterói). Eles falaram sobre a importância da coleta seletiva e da redução de desperdícios com esta medida. Lixeiras de cor laranja serão colocadas nos departamentos da FME para diferenciar o lixo reciclável do orgânico, além de coletores de copos plásticos. O lixo recolhido será levado ao Aterro Sanitário do Morro do Céu, beneficiando a cooperativa de catadores de lixo do local.

“É uma ação cidadã, pois ajuda a diminuir os impactos ambientais ao reduzir o desperdício de lixo. Funcionários e alunos disseminarão essa idéia em suas famílias”, observa o Subsecretário de Educação de Niterói, José Henrique Antunes. “A coleta seletiva melhora as condições ambientais do mundo e as pessoas geralmente não a utilizam por desconhecimento”, afirma Teresa Cristina Bernardes. “O projeto criará nos funcionários uma postura crítica e comprometida com as mudanças sócio-ambientais, visando a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”, diz a Diretora de Políticas Pedagógicas da FME, Glória Maria Anselmo de Souza. “A coleta seletiva na FME será um teste para que a iniciativa seja implantada, futuramente, em todas as 54 escolas da Rede Municipal de Niterói. Três destas unidades escolares já receberão o material experimentalmente: Paulo Freire (Fonseca), Padre Leonel Franca (Viradouro) e Francisco Portugal Neves (Piratininga)”, finaliza a diretora do Núcleo de Educação Ambiental da FME, Sônia Maria Rodrigues.

——————————————————————————————

Na mesma linha: 

a) Saiba mais sobre a coleta seletiva no saite da Recicloteca, projeto de ONG amiga nossa.

b) Sinfonias recicladas, no Carioca no Cerrado

Declev Dib-Ferreira

Declev Reynier Dib-Ferreira sou eu, professor, biólogo, educador ambiental, especialista em EA pela UERJ, mestre em Ciência Ambiental pela UFF, doutorando em Meio Ambiente pela UERJ. Atuo como professor na rede municipal de educação do Rio de Janeiro e também na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). Sou coordenador de educação da OSCIP Instituto Baía de Guanabara (IBG) e membro/facilitador da Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro (REARJ)... ufa! Fiz este blog para divulgar minhas idéias, e achei que seria um bom espaço para aqueles que quisessem fazer o mesmo, dentro das temáticas educação, educação ambiental e meio ambiente. Fiz outro blog, com textos literários (http://hebdomadario.com), no qual abro o mesmo espaço. Divirtam-se.

3 thoughts on “Educação Ambiental e Coleta Seletiva em Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *